Auriculoterapia para dor lombar

Para o Topo

A dor lombar é uma das queixas mais comuns de quem procura tratamentos de Fisioterapia. Calcula-se que cerca de 80% da população mundial apresentará pelo menos um episódio de dor lombar ao longo da sua vida.

 

Por sua vez, a auriculoterapia é indicada para o tratamento de dor aguda e crónica, nomeadamente para tratamento da dor lombar. Verifica-se que o tratamento de auriculoterapia para dor lombar reduz significativamente a intensidade da dor aguda e dor crónica em até 48 horas. Tem a grande vantagem da redução da toma de analgésicos e promoção da qualidade de vida do paciente. 

 

 

Tratar a dor lombar na Fisioterapia Lisboa

Em Fisioterapia podemos recorrer a várias técnicas e materiais para tratamento da dor lombar como o ultrassom, ondas curtas, neuro-estimulação eléctrica transcutânea (TENS), mesoterapia, massagem terapêutica, terapia manual, mobilização articular da coluna, exercícios terapêuticos, fortalecimento muscular, alongamentos e relaxamento muscular. Pode-se também incluir as terapias de Reeducação Postural Global (RPG) e Pilates Clínico.

 

O tratamento medicamentoso com analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares, são prescritos pelo médico.

 

Actualmente, a acupunctura também é uma opção de tratamento muito utilizada pelos Fisioterapeutas. No âmbito da acupunctura pode-se recorrer à auriculoterapia, que utiliza o pavilhão auricular para tratar diversas patologias.

 

Auriculoterapia

Esta técnica de acupunctura trabalha apenas com os pontos auriculares que estão localizados na orelha. Na orelha está representado um esquema de todo o corpo, em que cada ponto corresponde a um órgão ou estrutura do corpo. Com a estimulação mecânica dos pontos auriculares há alívio da dor, pode-se tratar lesões físicas e problemas psicológicos. 

 

É uma técnica especialmente indicada para quando o paciente não pode ou não quer utilizar as agulhas de acupunctura ou em simultâneo com esta terapia para manter o tratamento em casa. Esta técnica não deve ser aplicada caso a orelha tenha feridas, úlceras ou algum problema cutâneo.

 

O tratamento consiste na colocação de um material esférico e de superfície lisa, que pode ser um pequeno cristal ou mais comummente sementes de mostarda, presos à pele com pequenos pedaços de pano adesivo, de forma que façam pressão nos pontos auriculares. O paciente deve estimular as esferas várias vezes ao dia, evitando molhar e deslocá-las dos pontos. As esferas podem permanecer por um período máximo de sete dias, e no mínimo um dia. 

 

Na Fisioterapia Lisboa, a auriculoterapia demonstra ser uma intervenção benéfica para diminuição da dor lombar e para o aumento da funcionalidade em indivíduos com dor lombar crónica. Marque já a sua sessão com o Fisioterapeuta!



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49