Kinesio Tape

Para o Topo

Kinesio Tape, também conhecido pela técnica das bandas neuromusculares, é um método de intervenção do Fisioterapeuta que tem como principal objectivo a facilitação da regeneração tecidular do organismo, auxiliando no tratamento e prevenção de lesões. Este é um serviço disponível na Fisioterapia Lisboa, como complemento de uma sessão de Fisioterapia ou apenas para aplicação do Kinesio Tape.

 

 

Em que consiste o método Kinesio Tape e quais as características da banda?

Em que consiste o método Kinesio Tape

O método Kinesio Tape consiste na aplicação de bandas especialmente concebidas para o efeito, sob a pele e com diferentes formatos, tamanhos e cortes, consoante o local a aplicar e objectivo do Fisioterapeuta. É comum ver-se em atletas de alta competição nas pernas, braços ou costas, umas fitas coloridas sob a pele. Essas são as bandas de Kinesio.
A banda apresenta-se em forma de rolo e o Fisioterapeuta corta o tamanho necessário, adaptando a cada caso específico. Após o corte, podem ser realizados vários formatos na banda, que variam também consoante o objectivo do Fisioterapeuta. Após a realização dos cortes necessários, a banda é colada sobre a pele com um determinado sentido, orientação e tensão, consoante também o objectivo da aplicação. 

 

Após a aplicação, o paciente pode realizar a sua vida diária habitual, incluindo tomar banho. A banda começará a soltar-se da pele ao fim de 3-5 dias, dependendo da zona de aplicação.  

 

Características da banda Kinesio

Ao contrário do que muitos pensam, as bandas Kinesio não possuem medicação anti-inflamatória, à semelhança dos conhecidos emplastros. As bandas apresentam características únicas pois são adesivas, elásticas, hipoalergénicas e impermeáveis.  

 

 

Indicações para aplicação do Kinesio Tape

Kinesio Tape deve ser aplicado em situações de:

  • Edema e hematoma, activando os sistemas de circulação linfática e sanguínea;
  • Problemas musculares, ligamentares e tendinosos, já que melhora a capacidade de contracção muscular, protege do alongamento excessivo e confere uma sensação de suporte;
  • Problemas articulares, promovendo o alinhamento ósseo e o movimento através da contracção muscular correcta;
  • Qualquer situação de dor em que após avaliação, o Fisioterapeuta ache que complementa o tratamento, já que o estímulo da banda activa o sistema analgésico endógeno. 

 

 

Kinesio Tape na Fisioterapia Lisboa

O método Kinesio Tape na Fisioterapia Lisboa é aplicado por Fisioterapeutas qualificados e especializados, que após uma avaliação cuidada irão aplicar o método nas situações referidas anteriormente. O Kinesio Tape é um método cientificamente comprovado e que necessita de formação específica para a sua aplicação, por isso apesar dos locais de venda das bandas serem mais abrangentes, não coloque o kinesio tape sem ter formação para tal. Contacte o serviço de Fisioterapia da Fisioterapia Lisboa

 



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49