Partilhar
Pré-Diagnóstico

Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:

Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
cabeça
coluna cervical
coluna dorsal
coluna lombar
cotovelo
cóccix
cabeça
coluna
cervical
coluna
dorsal
coluna
lombar
cotovelo
cóccix
Clique para rodar o boneco Fisioterapia Lisboa
Cóccix

Coxidiginia ou coccidínia

A Coxidiginia ou coccidínia é uma dor em redor do cóccix, último osso da coluna vertebral em forma de triângulo. Existem diferentes causas para este problema, sendo que as mais comuns envolvem quedas directas sobre o cóccix que levam a pequenas alterações da sua posição articular e geram tensões nos ligamentos ao seu redor.  

 

Esta condição é muito comum durante a gravidez, já que o peso do bebé pode exercer uma pressão sobre o cóccix, sendo que durante o parto vaginal, a passagem do bebé pelo canal vaginal pode também lesionar o osso cóccix. 

 

Existem muitos factores que causam dor no cóccix, especialmente na posição de sentado, sendo a causa mais frequente a queda sobre as nádegas. Contudo, existem outras causas como traumas repetidos sobre as vértebras sagradas e coccígeas, gravidez difícil, postura inadequada em situações de tensão para o cóccix como a canoagem ou a manutenção da posição de sentado por longos períodos de tempo, as relações sexuais anais ou distúrbios anais como hemorróidas ou fissuras. Podem também existir malformações, como os esporões ósseos, uma fractura no cóccix ou um quisto pilonidal. 

 

Após o diagnóstico da coxidiginia, o tratamento dependerá da sua causa. Contudo, genericamente a toma de medicação anti-inflamatória é aconselhada, assim como a realização de sessões de osteopatia. A osteopatia pode resolver as contracturas musculares e os bloqueios articulares que estejam presentes, englobando técnicas específicas que permitam um relaxamento dos músculos e ligamentos adjacentes, um reequilíbrio do jogo articular da coluna lombar, bacia, ancas, sacro e cóccix, assim como o ensino e aconselhamento de exercícios para realizar em casa.

 

É importante salientar que por vezes o tratamento tem de ser via interna, conforme a posição e restrição do cóccix, pelo recto, mobilizando-o gentilmente numa orientação específica. Esta será uma abordagem que, não obstante os bons resultados, tem de ser consentida e devidamente explicada ao paciente.

 

Na Fisioterapia Lisboa temos à sua disposição profissionais de saúde qualificados e especializados que o ajudarão na resolução do seu problema.