Lesões Desportivas

Para o Topo
Partilhar

As lesões desportivas são comuns em atletas de alta competição e em praticantes de modalidades desportivas de forma amadora.

 

 

O que são as lesões desportivas?

As lesões desportivas são traumas que ocorrem durante a prática de uma modalidade desportiva, que necessitam de intervenção do departamento médico. Estas lesões podem ocorrer durante um treino um jogo de uma modalidade, associadas ou não ao gesto técnico necessário e específico de cada actividade desportiva.

 

 

Lesões desportivas mais comuns

As modalidades desportivas que mais sofrem lesões são os desportos de contacto, tais como o futebol, o rugby e o futebol de salão, etc...

 

As lesões desportivas mais comuns são:

  • Lesões musculares como rupturas, contusões e contracturas;
  • Lesões ligamentares como ruptura ou estiramento;
  • Lesões articulares como inflamação ou luxação; 
  • Lesões ósseas como fracturas;
  • Outras lesões como hérnias discais, lesões da cartilagem, bursites ou tendinopatias. 

 

 

Como diagnosticar e tratar as lesões desportivas?

Diagnóstico

O diagnóstico das lesões desportivas pode ser realizado pelo médico ou pelo Fisioterapeuta, presente no campo desportivo durante um jogo ou treino. Este primeiro contacto é essencial para que se faça um correcto diagnóstico e se proceda de imediato ao encaminhamento do atleta para a emergência médica ou para o departamento de Fisioterapia. 

 

Tratamento

O tratamento das lesões desportivas é de extrema importância, tanto em faixas etárias mais jovens para prevenir problemas estruturais e funcionais futuros, como em idades mais avançadas para prevenir lesões recidivas.

 

A Fisioterapia é parte fundamental do tratamento das lesões desportivas, visto o Fisioterapeuta ter um conhecimento específico sobre o gesto desportivo e sobre as lesões associadas ao desporto. O Fisioterapeuta efectua uma avaliação da lesão desportiva e adequa os objectivos e o plano de intervenção ás características específicas do atleta, tais como a idade, o género, a modalidade praticada e a sua frequência, o tipo e grau de lesão.

 

 

Que serviços estão disponíveis na Fisioterapia Lisboa para o tratamento de lesões desportivas?

Na Fisioterapia Lisboa temos disponíveis vários tipos de sessões para o tratamento e prevenção de lesões desportivas. As sessões de Fisioterapia são essenciais para a grande maioria da recuperação das lesões associadas à prática desportiva, podendo ser complementadas com outros serviços como Acupuntura ou Osteopatia. Também o serviço de Personal Trainer pode ser um complemento à integração do atleta na sua modalidade desportiva, trabalhando conjuntamente com o Fisioterapeuta.

 


Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49