Acupuntura
A Acupuntura é uma parte importante do grande tesouro da Medicina Tradicional Chinesa, com uma história que remonta há mais de dois mil anos. Durante um tempo longo de prática, os médicos das diversas dinastias chinesas desenvolveram e aperfeiçoaram esta especialidade, que abrange várias teorias básicas, tais como o Yin e o Yang, os cinco Movimentos, os Zang-fu (órgãos e vísceras) e o Qi-Xue (energia e sangue). A acupuntura é uma técnica que envolve vários métodos de manipulação de agulhas e tem tido resultados significativos no tratamento de sintomas e sinais, como a dor.
Tratando-se de medicina tradicional, ou seja, tendo fontes históricas e etnicamente definidas, e lidando com a energia vital, portanto fora do alcance da ciência médica, considerando-se ainda que seus diagnósticos e prescrições diferiam radicalmente dos da medicina ocidental, foi regulamentada a profissão de acupunturista.
Na Fisioterapia Lisboa, o Fisioterapeuta utiliza a Acupuntura como uma ferramenta da prática clínica, associada a outro tipo de técnicas manuais ou de meios electrofísicos, dependendo de cada caso específico. A Acupuntura abrangia principalmente os distúrbios neurológicos e músculo-esqueléticos.
Tratamento de dores e doenças
Patologias tratáveis por acupuntura
Entre as patologias reconhecidas como tratáveis por acupuntura onde há uma excelência da actuação desses profissionais (acupunturistas), inclui-se:
- Desvios de postura (congênitos ou adquiridos);
- Distensão / tensão muscular;
- Dor em regiões específicas (Pescoço, Coluna, Articulações);
- Dor / inflamações consequentes de LER (lesões de esforços repetitivos);
- Paresias, Paralisias;
- Distúrbios funcionais do SNC - Sistema Nervoso Central
Na conceção chinesa o bloqueio da energia que deveria circular livremente pelo corpo através dos meridianos causa dores e doenças:
- Dor de cabeça e enxaqueca;
- Dor no nervo ciático;
- Dor lombar;
- Nevralgia intercostal;
- Síndroma cervicobraquial;
- Paralisia facial (estágio inicial);
- Nevralgia do nervo trigémeo;
- Paralisia após derrame cerebral;
- Neuropatias periféricas;
- Sequelas da poliomielite de estágio inicial;
- Doença de Meniere;
- Disfunção neurogénica da bexiga;
- Incontinência urinária noturna;
- Capsulite adesiva ou epicondilite lateral;
- Osteoartrite.
Para saber mais informações ou fazer marcações, ligue directamente à Fisioterapia Lisboa - Serviço de Acupuntura, telemóvel - 96 689 07 42 ou 91 365 30 49.
96 689 07 42 ou 91 365 30 49