Idoso
O idoso pertence a um grupo de população específica, a terceira idade, onde estão incluídos todos os indivíduos com mais de 60 anos de idade. Contudo, segundo a Organização Mundial de Saúde, este conceito está a mudar visto a idade cronológica estar a perder importância e os cuidados de saúde serem direccionados para a funcionalidade e autonomia de cada indivíduo, através do processo de envelhecimento.
Aos idosos existem vários conceitos associados como a gerontologia, que é o estudo do processo de envelhecimento e a geriatria que consiste no estudo das doenças que afectam a população idosa. A Fisioterapia apresenta uma área específica para o tratamento do idoso, a Fisioterapia Geriátrica.
Que cuidados se devem ter com os idosos?
O principal cuidado a ter com um idoso prende-se com o facto de respeitar cada indivíduo, as suas vontades e princípios.
Um bom suporte familiar é essencial para que o idoso viva feliz e em segurança, sendo por muitas vezes necessário compreender que o processo de envelhecimento acarreta mudanças físicas e psíquicas, e que é de extrema importância que o idoso se sinta apoiado e acompanhado.
Contudo, existem alguns cuidados a ter para prevenir complicações ao processo de envelhecimento, como:
- Garantir que a habitação está segura e adaptada às necessidades do idoso, como por exemplo a presença de um corrimão pelas zonas de acesso ou evitar tapetes e carpetes que possam levar a quedas;
- Dependendo da situação do idoso, pode ser necessário uma terceira pessoa para auxiliar, tanto em tarefas de higiene pessoal e alimentação para pessoas mais dependentes, como nas lides domésticas ou compras para idosos mais independentes;
- Garantir que o idoso tem objectivos de vida, compromissos e uma vida social o mais activa possível, como o voluntariado, a faculdade para a terceira idade, actividades recreativas ou desportivas;
- Ter acesso a consultas e exames de rotina, assim como a todos os tratamentos necessários.
Quais as lesões mais comuns nos idosos?
Na classe geriátrica, as lesões mais comuns são degenerativas, traumáticas e demenciais, como por exemplo:
- Fratura do colo do fémur;
- Alzheimer;
- Parkinson;
- Acidente Vascular Cerebral (AVC);
- Diabetes;
- Doenças cardiovasculares;
- Osteoporose;
- Queixas de dores generalizadas.
O que beneficiam os idosos com sessões de Fisioterapia?
A Fisioterapia Lisboa tem ao dispor uma equipa de profissionais com experiência e qualificações a nível da Fisioterapia Geriátrica, que fará uma avaliação específica do idoso e perceberá quais as suas principais queixas e disfunções.
A partir dessa informação, traça-se um plano de intervenção específico, que pode incluir técnicas de terapia manual específicas, exercício terapêutico, exercícios de tarefa dupla, correcção postural, fortalecimento e alongamento muscular. Outras técnicas como Osteopatia, Pilates Clínico ou Acupuntura podem também ser utilizadas, se necessário.
96 689 07 42 ou 91 365 30 49