Alongamentos

Para o Topo

Os alongamentos consistem no estiramento de músculos, tendões ou grupos de músculos, melhorando assim a sua elasticidade.

 

Como resultado, verifica-se o aumento do controlo muscular, da flexibilidade e da amplitude de movimento.

 

 

Porquê a necessidade de alongamentos

Após realização de exercícios de treino ou terapêuticos, os músculos ficam encurtados devido ao esforço físico. Os alongamentos estimulam assim os músculos e tendões para que fiquem normalizados, em relação ao seu comprimento e tensão.
Para além do exercício, nas actividades do dia-a-dia, movimentos repetidos, posturas incorrectas e do próprio envelhecimento do corpo, verifica-se também um encurtamento muscular. Deste modo, os músculos habituam-se a permanecer encurtados, sendo de extrema importância a execução de alongamentos, para que os movimentos não se percam.

 

 

Alongamentos pré e pós-treino

Ao esticar os músculos, verifica-se aumento de flexibilidade e amplitude articular. Posto isto, os alongamentos são essenciais antes e depois da actividade física, preparando os músculos para o exercício, prevenindo lesões e retomando o músculo à sua forma. O aquecimento realizado antes do exercício, pode chamar-se também de alongamentos dinâmicos, ao contrário dos alongamentos estáticos, realizados depois do treino.

 

 

Correcta execução dos alongamentos

Os alongamentos dinâmicos podem-se realizar com os músculos frios, servindo exactamente de aquecimento. De salientar que a realização de alongamentos estáticos quando os músculos não estão quentes, pode provocar o rompimento do músculo. Assim sendo, é aconselhado realizar alongamentos estáticos após a realização de exercícios, evitando lesões.

 

 

Tipo de alongamentos e exemplos

 

 Alongamentos Dinâmicos ou Balísticos

  •  Aquecimento geral de todo o corpo;
  • Corrida ou saltos;
  • Realização de movimentos repetidos dos membros;
  • Durante a realização destes exercícios, deve haver progressão de velocidade e potência.

 

Alongamentos Estáticos

  • Focados nos músculos ou grupos musculares exercitados durante o treino;
  • Duração de 20 a 30 segundos na posição de alongamento.

 

Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (PNF)

  • Exercícios de estimulação específicos, de acordo com a patologia.

 

Os alongamentos são fundamentais na maior parte dos treinos. Após ser realizada a avaliação à sua condição física e traçado o seu plano de tratamento, os Fisioterapeutas/Personal traner da Fisioterapia Lisboa irão aconselhá-lo, exemplificar e corrigir os alongamentos necessários. Contacto-nos!
 



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49