Fisioterapia neurológica Lisboa
A fisioterapia neurológica é uma área da fisioterapia que se destina a atuar em utentes com alguma patologia do foro neurológico que envolva o Sistema Nervoso (central ou periférico), reabilitando as consequentes limitações e restrições funcionais como distúrbios no movimento.
O fisioterapeuta intervém nesta área numa perspetiva de resolução de limitações, fundamentando a sua reabilitação em conhecimentos da neurofisiologia, do controlo motor, da biomecânica e nas teorias da aprendizagem neuromotora, levando o utente à maior independência possível e à reintegração na sociedade.
A fisioterapia neurológica deve ser realizada de forma individualizada e personalizada de acordo com as necessidades de cada utente, tendo em conta as limitações e a habilidades de cada um.
O objetivo da reabilitação passa por avaliar as limitações funcionais que o utente identifique como mais significativas para o seu dia-a-dia e promover padrões de movimento adequados, através do treino de força muscular, equilíbrio estático e dinâmico e coordenação motora levando o utente a alcançar o melhor desempenho em atividades, da participação social e da autonomia no dia-a-dia e a readaptar-se à sua condição, promovendo o bem-estar e qualidade de vida do utente.
O fisioterapeuta pode ainda atuar na prevenção do início dos sintomas, atrasando ao máximo a evolução da doença e, deste modo as limitações físicas, cognitivas e funcionais, consequências dessas patologias.
Além de todas as limitações físicas e neurológicas dos utentes, o fisioterapeuta deve ter em atenção a função cognitiva e emocional dos mesmos. Sendo estas condições neurológicas de evolução lenta, é essencial que o fisioterapeuta neurológico consiga motivar e dar animo aos utentes para que estes não abandonem a reabilitação, uma vez que o sucesso da intervenção depende bastante da frequência das sessões e da sua continuidade.
Na Fisioterapia Lisboa atuamos em clínica e em domicílios, em casos de dificuldade dos utentes se deslocarem à nossa clínica.
População-alvo
Os fisioterapeutas têm competência para atuar em condições neurológicas como:
- Acidente vascular cerebral (AVC);
- Lesões vertebro-medulares (paraplegias, tetraplegias);
- Traumatismo;
- Esclerose Múltipla;
- Síndrome de Down;
- Alzheimer;
- Parkinson;
- Lesão dos nervos periféricos;
- Paralisia Cerebral;
- Paralisia Facial;
- Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)
Alguns dos sintomas que podem surgir são a alteração do movimento/postura, tonturas, desequilíbrios, que podem originar quedas, limitações na marcha e/ou no movimento.
AVC
O AVC ocorre quando existe uma obstrução ou rutura de vasos sanguíneos responsáveis pelo retorno do sangue ao cérebro. Esta obstrução acaba por causar uma paralisia na área do cérebro que ficou privada da circulação de sangue, levando a limitações motoras e/ou cognitivas e psicológicas dos utentes.
Numa fase precoce do AVC, a Fisioterapia tem um papel fundamental, uma vez que a neuroplasticidade do utente permite um maior potencial de recuperação e ainda prevenir possíveis complicações.
Na Fisioterapia Lisboa dispomos de fisioterapeutas especializados em Fisioterapia Neurológica que através de uma entrevista completa e de uma avaliação que vai ao encontro às necessidades, objetivos e expectativas do utente e da família, criar planos de reabilitação específicos com diversas técnicas, aumentando a funcionalidade para que regresse às atividades com o mínimo de complicações possíveis.
DEMÊNCIA E ALTERAÇÕES COGNITIVAS
Em utentes com demência ou outras alterações cognitivas (saúde mental) o Fisioterapeuta tem também um papel fundamental. Em muitos dos casos, com a progressão destas patologias os utentes começam por demonstrar menos motivação para se movimentarem acabando por se traduzir em sedentarismo e, consequentemente em limitações motoras como perda de equilíbrio, força muscular, amplitude de movimento e alterações posturais.
Os Fisioterapeutas da Fisioterapia Lisboa dispõem de estratégias de intervenção alicerçando a função cognitiva através de jogos e atividades lúdicos com a função motora com exercícios de mobilidade geral e relaxamento, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida tanto do utente como da sua família.
PARALISIA FACIAL
A paralisia facial, também denominada como paralisia de Bell, surge quando há uma inflamação do nervo facial e há perda da contração muscular de um dos lados da face, resultando em desvio da comissura labial, dificuldade na mímica facial, podendo surgir formigueiro ou dor.
Geralmente, esta inflamação é temporária, durando de semanas a 6 meses, e sucede uma infeção viral, como é o caso mais conhecido o vírus do herpes. Mas também pode ser uma lesão permanente, especialmente se existir algum dano no percurso do nervo facial. É indicado que seja seguido pelo seu médico para realizar o tratamento medicamentoso e fisioterapia.
Os Fisioterapeutas da Fisioterapia Lisboa são especializados na reabilitação da paralisia facial têm um plano específico para tratamento em que inclui estimulação com gelo e técnicas de PNF facial.
Trate de si na Fisioterapia Lisboa!
96 689 07 42 ou 91 365 30 49