Partilhar
Pré-Diagnóstico

Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:

Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
cabeça
coluna cervical
coluna dorsal
coluna lombar
cotovelo
cóccix
cabeça
coluna
cervical
coluna
dorsal
coluna
lombar
cotovelo
cóccix
Clique para rodar o boneco Fisioterapia Lisboa
Cabeça

Paralisia Facial ou Paralisia de Bell

A paralisia facial ou paralisia de Bell é uma paralisia do nervo facial, que se traduz na incapacidade de controlar os músculos faciais do lado que afectado. A doença também pode ser chamada de mononeuropatia craniana ou paralisia facial periférica idiopática.

 

Parar de piscar um olho ou ser incapaz de sorrir são sintomas que podem ser característicos desta como no AVC. Apesar de terem alguns sintomas em comum, as doenças são totalmente diferentes: a paralisia de Bell acontece devido a uma inflamação, enquanto que o AVC pode ter uma origem isquémica ou hemorrágica  cerebral.

 

Na paralisia facial a estrutura afectada é um nervo periférico, chamado nervo facial (também chamado de sétimo nervo craniano). O corpo humano tem um nervo facial para cada lado do rosto e cada nervo facial sai do cérebro, através de um pequeno túnel, logo abaixo da orelha. O nervo divide-se em ramos que enervam os músculos da face que nos permitem chorar, sorrir, fechar os olhos, assobiar e todas as outras expressões faciais características, assim como auxiliar na mastigação e na sucção.  Alguns ramos do nervo facial também captam sensações gustativas da língua para o cérebro.

 

Esta ocorre mais comummente entre os 10 e os 40 anos de idade e afecta homens e mulheres igualmente. Cerca de 1 em cada 70 pessoas irá desenvolver alguma forma de paralisia de Bell nalgum momento da sua vida.

 

As causas da inflamação do nervo não são conhecidas, mas na maioria dos casos, é devido a uma infecção viral.  

 

Quando é realizado o diagnóstico pelo neurologista da paralisia facial, deve iniciar-se o tratamento de imediato. A ajuda de um profissional especializado em fisioterapia é essencial, pois através de técnicas manuais específicas, é possível a recuperação sensitiva e motora do paciente.

 

O prognóstico é positivo, já que mais de 50% dos pacientes têm recuperação total ou satisfatória com a ajuda de um fisioterapeuta.

 

Para qualquer tipo de paralisia facial, o fisioterapeuta da Fisioterapia Lisboa actua com o objectivo de restabelecer a função minúsculos da face, a sensibilidade, a recuperação dos movimentos e do tónus muscular, promovendo actividades e exercícios funcionais.

 

As sessões de fisioterapia na Fisioterapia Lisboa são individuais e em exclusivo com um fisioterapeuta creditado e especializado, que irá reabilita-lo, diminuindo o risco de sequelas permanentes e minimizando os danos causados por essa patologia.

 

Se precisar de mais informações sobre a Fisioterapia Lisboa entre em contacto connosco.