Fisioterapia Pediátrica

Para o Topo

A Fisioterapia Pediátrica tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida de crianças dos 0 aos 18 anos, na sua integração social e familiar e no aumento da sua funcionalidade, cuida do processo de crescimento e desenvolvimento da criança. 

A Fisioterapia Pediátrica pode ser aplicada em casos de Patologias Respiratórias - Asma, Bronquiolite, infecções respiratórias, pneumonia, Paralisia Cerebral, Crianças com atraso no Desenvolvimento, Distrofias neuromusculares progressivas, Lesão obstétrica do plexo braquial; Espinha Bífida; Torcicolo congénito; Malformações congénitas do pé; Artrite Crónica Juvenil; Perturbações da relação e da comunicação (Autismo), Recuperação de Fraturas, entorses e problemas músculo-esqueléticos, entre outras.


A Fisioterapia em Pediatria estimula o convívio natural da criança com a própria família e em sociedade. Quanto mais facilitada e com qualidade a vida da criança se tornar, mais satisfatório será o papel da fisioterapia. 


O trabalho do Fisioterapeuta Pediátrico é individual e personalizado, baseando-se numa avaliação minuciosa da criança/jovem, actua não só na prevenção de várias patologias mas também na identificação, recuperação, reeducação, habilitação e reabilitação de incapacidades originadas por algum tipo de disfunção. 


Para uma maior cooperação na realização de determinadas tarefas, o Fisioterapeuta tem de aliciar a criança/jovem através de jogos e brincadeiras, proporcionando momentos agradáveis. Nesta área, a família e ambiente que a rodeia são preponderantes para o sucesso da intervenção, pois influenciam o desenvolvimento da criança de forma positiva. Os pais, deverão ser integrados ativamente no processo de reabilitação, pois são eles que têm o maior contacto com a criança e a estimulam no período em que já não está na Fisioterapia

 


Assim, deverão ser as competências do Fisioterapeuta Pediátrico (GIFP):

  • Desempenhar o papel de educador, clínico e investigador na fisioterapia em pediatria;
  • Ter um conhecimento atualizado sobre as bases teóricas do desenvolvimento, aprendizagem e controlo do movimento; 
  • Ter conhecimentos que permitam intervir em situações clínicas que limitam a atividade e a participação da criança/jovem nos diversos contextos que frequenta; 
  • Desenvolver o raciocínio clínico adaptado a cada área de intervenção;
  • Aplicar estratégias de avaliação, diagnóstico e intervenção em função das características particulares da criança/jovem/família;
  • Comunicar  com a família e restantes membros da equipa;
  • Ter um conhecimento profissional atualizado, abrangente e com base na evidência científica.

 


Além do Fisioterapeuta, o trabalho conta ainda com a participação de uma equipa multidisciplinar formada por psicólogos, terapeutas da fala, enfermeiros, fisiatras, assistentes sociais e psicopedagogos entre outros, a fim de garantir os melhores resultados da criança. A duração do tratamento depende de cada criança e das particularidades da própria patologia apresentada. Dependendo do quadro do tratamento também podem ser empregues alguns equipamentos para auxiliar no processo de reabilitação.


Na Fisioterapia Lisboa o trabalho do Fisioterapeuta no campo pediátrico é decisivo, permitindo o atendimento da criança desde as necessidades mais básicas até as mais específicas.



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49