Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:
cervical
dorsal
Hérnia Discal Dorsal
A hérnia discal dorsal ou torácica é uma lesão complexa porque existe um risco de possível lesão da medula durante a cirurgia de aproximadamente 50%, e muito mais rara devido, em parte, à posição da caixa torácica, que serve como apoio, já que recebe parte da força que poderia ser aplicada sobre os discos intervertebrais dorsais, outra razão é que, raramente, realizamos esforços utilizando, como ponto de apoio, a região vertebral dorsal.
O diagnóstico nem sempre é fácil para tal é necessária uma história e um exame físico completo, incluindo um exame neurológico para determinar quais os nervos afetados. Embora o RX faça parte do estudo da dor de costas ou dos membros, e possa mostrar alterações degenerativas do envelhecimento, não é possível visualizar a hérnia discal neste exame. O exame ideal para o diagnóstico é a Ressonância Magnética (RMN), ou em alternativa a Tomografia Axial Computorizada (TAC) ou Eletromiografia (MG).
Manifesta-se por perturbações da sensibilidade, perda de força do tronco e membros inferiores, alteração do padrão de marcha, e disfunção urinária ou intestinal e alterações na atividade sexual.
Uma lesão como a hérnia de disco dorsal pode ter várias origens, tais como: o enfraquecimento dos discos devido à idade ou a uma doença degenerativa, a um forte traumatismo que por sua vez irá pressionar os discos provocando uma hérnia de disco.
Caso se confirme uma lesão como a hérnia de disco dorsal, o tratamento deste tipo de hérnia de disco é bem mais perigoso do que os demais. A medicação analgésica é, por norma, suficiente, adicionalmente podem ser prescritos medicamentos anti-inflamatórios, relaxantes musculares e colares ou cintas de imobilização.
O médico poderá recomendar sessões de Fisioterapia que na maioria dos casos resulta na melhoria dos sintomas evitando assim o recurso a cirurgia e podem ajudar a prevenir novos episódios. São exercícios recomendados: técnicas de relaxamento, fortalecimento dos músculos do pescoço, das costas e abdominais, pilates clinico, caminhadas…
Na Fisioterapia Lisboa, temos Fisioterapeutas competentes e experientes nas diversas patologias da coluna vertebral. Contacte-nos para uma avaliação da sua patologia, a fim de definir o tratamento de Fisioterapia a seguir.