Partilhar
Pré-Diagnóstico

Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:

Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
cabeça
coluna cervical
coluna dorsal
coluna lombar
cotovelo
cóccix
cabeça
coluna
cervical
coluna
dorsal
coluna
lombar
cotovelo
cóccix
Clique para rodar o boneco Fisioterapia Lisboa
Coluna Dorsal

Espondilite Anquilosante

A espondilite anquilosante é uma doença do foro reumatológico, tratando-se de uma forma de artrite (inflamação articular) progressiva, uma vez que se verifica uma inflamação crónica. No caso da espondilite anquilosante, a inflamação crónica localiza-se na coluna vertebral.

 

A inflamação referida pode levar à formação de um novo osso na coluna vertebral, podendo causar uma fusão óssea na coluna, resultando frequentemente em alterações de postura.

 

A espondilite anquilosante afecta na maior parte dos casos as articulações sacro-ilíacas, mas nalgumas pessoas pode afectar a coluna cervical, ombros, coluna lombar, anca, joelhos e articulação tíbio-társica. 

 

 

Sintomas

Os principais sintomas da Espondilite Anquilosante são:

  • Rigidez e dor, que pioram com o repouso e melhoram com a actividade e movimento;
  • Dor nocturna, podendo fazer a pessoa acordar a meio da noite;
  • Rigidez mais acentuada quando se acorda, durando cerca de 30 a 60 minutos;
  • Algumas pessoas relatam ainda: fadiga, perda de peso, febre, complicações cardíacas e pulmonares.

 

Os primeiros sintomas da espondilite anquilosante costumam sentir-se entre os 20 e os 40 anos de idade, sendo o mais habitual a lombalgia (dor na zona da coluna lombar).

 

 

Fisioterapia

Apesar da espondilite anquilosante não ter cura, existem algumas medidas a adoptar para que a progressão da doença seja um processo lento, dando uma maior qualidade de vida possível à pessoa.

 

Após confirmado o diagnóstico de Espondilite Anquilosante, a Fisioterapia é um dos tratamentos utilizados, sendo traçado um plano de tratamento conforme as necessidades de cada um, podendo incluir:

 

Os principais objectivos do tratamento são diminuir a rigidez articular e as queixas álgicas; manter a mobilidade articular e força muscular. Para tal, o exercício físico acompanhado e monitorizado por um Fisioterapeuta é crucial.

 

O plano de tratamento referido, entre outros, encontra-se ao seu dispor na Fisioterapia Lisboa, onde existe uma equipa de profissionais com habilitações no tratamento de Espondilite Anquilosante. Uma vez que cada pessoa tem sintomas diversos, o Fisioterapeuta irá avaliar a condição clínica da pessoa e estabelecer o plano de exercícios mais adequado aos sintomas verificados, podendo verificar-se o tratamento na clínica ou no domicílio.