Partilhar
Pré-Diagnóstico

Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:

Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
cabeça
coluna cervical
coluna dorsal
coluna lombar
cotovelo
cóccix
Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
Clique para rodar o boneco Fisioterapia Lisboa
Tórax

Cancro do pulmão e Fisioterapia

O cancro do pulmão está associado a morbilidade e mortalidade significativas. A Fisioterapia é parte importante do tratamento e recuperação em pessoas com cancro no pulmão.

 

 

Cancro do pulmão

Cancro é um termo genérico para um grupo de doenças que ocorrem quando células têm comportamentos diferentes do normal, atingindo processos de metastização fora do controlo.

 

O cancro do pulmão é o principal tipo de cancro diagnosticado em homens, em todo o mundo. No caso das mulheres é o quarto tipo de cancro mais frequente.

 

Principais causas de cancro no pulmão:

  • Tabagismo;
  • Poluição ambiental ou derivada da profissão (exemplo: mineiros);
  • Inflamações pulmonares;
  • DPOC (doença pulmonar obstrutiva crónica);
  • Predisposição genética.

 

População mais afectada

O cancro do pulmão é mais observado na população idosa, em pessoas com 60 ou mais anos. Devido à alta incidência de tabagismo nas pessoas com cancro do pulmão, verifica-se a existência de mais complicações, tal como a DPOC (ocorrendo em 40 a 70% das pessoas com cancro do pulmão). 

 

Devido à etiologia do cancro do pulmão, à idade mais avançada dos pacientes e à presença de complicações múltiplas, as pessoas com cancro no pulmão constituem uma população de pacientes complexa para tratamento.

 

 

Fisioterapia

A fisioterapia realizada em pessoas com cancro no pulmão varia consoante a progressão da doença e tempo de tratamento.

 

A reabilitação é realizada antes da cirurgia ou como tratamento pós-cirurgia. Existem duas razões clínicas para realizar antes da cirurgia: a pré-terapia pode ser usada para pacientes operáveis (avaliados como aptos para a cirurgia) para maximizar o seu estado físico antes da cirurgia e reduzir a morbilidade pós-operatória; ou pacientes inoperáveis (considerados impróprios para cirurgia com base no comprometimento cardiovascular) para melhorar o seu estado físico o suficiente para se tornarem operáveis. 

 

A fisioterapia nesta condição clínica pode ser realizada em contexto hospitalar, no domicílio ou numa unidade de fisioterapia e reabilitação intensiva, podendo ter enfoque em: exercícios pós-cirurgia; exercícios numa situação avançada de doença e fisioterapia em cuidados paliativos.

 

Caso necessite de Fisioterapia, contacte a Fisioterapia Lisboa.