Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:




Enfarte do miocárdio
O que é o enfarte do miocárdio?
O miocárdio é o músculo do nosso coração, músculo cardíaco, que com a sua contracção envia o sangue para o corpo. O miocárdio é irrigado pelas artérias coronárias, que lhe fazem chegar o sangue rico em oxigénio e nutrientes importantes para o funcionamento do coração. Caso a irrigação seja interrompida, por exemplo por obstrução de uma artéria, ocorre isquemia. Deverá ser tratado o mais rapidamente pois pode originar a morte de parte do músculo cardíaco. Quando isso acontece, diz-se que é um enfarte do miocárdio ou ataque cardíaco.
Sintomas
O sintoma mais frequente é a dor no peito, mas também há outros sinais e sintomas, pois este sintoma pode não ser o mais predominante em algumas pessoas. Se outros sinais e sintomas estiverem presentes evidenciam ainda mais o enfarte agudo do miocárdio. Alguns podem ser:
- Dor intensa no peito ou região do abdómen superior, podendo irradiar para mandíbula, membros superiores ou região dorsal. É uma dor que não modifica nem com a respiração nem com os movimentos, apenas com intervenção médica;
- Suores;
- Náuseas;
- Vómitos;
- Desmaio ou paragem cardíaca em casos mais graves.
Factores de risco
O principal factor de risco de enfarte é a idade avançada. Para além disso, existem os factores de risco vascular que são potencialmente modificáveis através de mudança de hábitos de vida e com medicação:
- Tabagismo;
- Excesso de peso;
- Colesterol;
- Diabetes;
- Hipertensão arterial.
Os factores de risco genéticos já não são possíveis de controlar. Pacientes que tenham familiares directos que tiveram enfarte agudo do miocárdio têm maior probabilidade e devem estar atentos e controlar os factores de risco vascular.
Os Fisioterapeutas da Fisioterapia Lisboa sugerem um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e prática de actividade física moderada. Venha conhecer os nossos planos de exercícios!