Partilhar
Pré-Diagnóstico

Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:

Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
cabeça
coluna cervical
coluna dorsal
coluna lombar
cotovelo
cóccix
Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
Clique para rodar o boneco Fisioterapia Lisboa
Tórax

Bronquite

A bronquite é uma inflamação dos brônquios. Apesar de ser mais frequente na infância, a bronquite pode surgir em qualquer idade e também durante a gravidez.

 

As causas podem estar relacionadas com outras doenças, como sinusite crónica, alergia, amigdalite;  inalação de substâncias tóxicas, cigarro ou poluentes; ou contaminação com determinados fungos, vírus ou bactérias.

 

 

Classificação: 

Normalmente denomina-se por bronquite aguda, porque tem duração menor que 3 meses, mas também pode ser classificada como:

 

Bronquite asmática

A Bronquite asmática é causada por uma alergia respiratória e, por isso, nem sempre tem cura mas pode ser controlada com o uso de medicamentos receitados pelo médico.

 

Bronquite crónica

A Bronquite crónica é uma bronquite com duração superior a 3 meses. Pode ser tratada com os medicamentos receitados pelo pneumologista mas o tratamento em fisioterapia e o uso de recursos naturais, como os chás de efeito expectorante e a fitoterapia, podem ajudar a libertar as secreções e facilitar a respiração. Tem mais probabilidade de cura quando não há doença pulmonar obstrutiva crónica envolvida (DPOC).

 

Bronquite alérgica

A Bronquite alérgica está relacionada com alergia respiratória e não é contagiosa. Nem sempre tem cura mas as vacinas podem controlar a reacção alérgica. 

 

Sinais e sintomas

  • Tosse;
  • Expectoração branca, ou amarelada se houver infecção;
  • Sensação de falta de ar ou dificuldade de respirar;
  • Ruídos ao respirar;
  • Lábios e extremidades dos dedos arroxeados ou azulados;
  • Edema nas pernas devido diminuição da função cardíaco;
  • Pode existir febre;
  • Fadiga;
  • Diminuição do apetite.

 

Tratamento 

O tratamento da bronquite aguda pode ser feito com broncodilatadores, anti-inflamatórios, corticoides, expectorantes ou mucolíticos, receitados pelo médico. 

 

É muito importante o repouso e ingestão de líquidos, como água ou chás, para fluidificar as secreções, facilitando a sua eliminação. 

 

Na Fisioterapia Lisboa realizamos tratamentos de fisioterapia respiratória para aumentar a capacidade respiratória e eliminar as secreções, por meio de técnicas manuais, aerossol, cinesioterapia e exercícios respiratórios. Marque a sua sessão!