Osteopatia Ciática

Para o Topo

A Osteopatia pode intervir nas mais diversas patologias, melhorando o problema em questão, ou resolvendo completamente a disfunção/lesão. As técnicas de osteopatia são muito utilizadas para diminuição da dor na coluna, nomeadamente devido a hérnia discal ou irradiação com dor ciática. As alterações posturais que podem estra na origem da dor também são corrigidas por este método de tratamento com a melhoria da postura, flexibilidade e força. Tudo isto tendo como objectivo principal de restabelecer o equilíbrio físico.

 

 

Fisioterapia conciliada com Osteopatia para tratamento da dor ciática

O tratamento de fisioterapia é indicado na maior parte dos casos para tratamento da inflamação e compressão do nervo ciático. Nas sessões de fisioterapia são utilizados aparelhos que têm como fim o alívio da dor e inflamação. São também realizados exercícios de alongamento e fortalecimento muscular sempre com o acompanhamento do Fisioterapeuta. Realizem-se técnicas manuais para mobilizar o membro inferior afectado, de forma a promover a circulação sanguínea para o nervo ciático e normalizar o tónus muscular do glúteo e membro inferior. Pode recorrer-se a termoterapia com a aplicação de calor localizado sobre a zona afectada.

Este tratamento de Fisioterapia pode ser conciliado com as técnicas da Osteopatia. Estas técnicas manuais terão como objectivo a correcção da postura e alongamento dos músculos envolvidos na alteração postural. A osteopatia também é um excelente meio de aliviar a dor ciática, uma vez que intervém em alterações como a escoliose, a hiperlordose e a hérnia discal, que podem estar na sua origem.

Para além dos tratamentos tradicionais, existem outras opções que podem complementar o tratamento da dor ciática. As terapias alternativas incluem a acupuntura e a reflexologia para alívio da dor e sintomatologia.

 

 

Como prevenir e evitar nova crise de dor ciática

Devemos ter atenção redobrada com os movimentos e posturas que envolvem a coluna vertebral. Deve-se evitar a sobrecarga das estruturas envolventes da coluna e realizar fortalecimento muscular específico de forma a manter a postura ideal na realização de movimentos ou em repouso.

Os seguintes passos podem auxiliar a evitar uma crise aguda de dor ciática: 

  • Realizar alongamentos dos músculos da coluna e membros inferiores, diariamente;
  • Praticar actividade física indicada a cada caso e evitar o sedentarismo;
  • Fortalecer os músculos posturais com exercícios específicos, indicados pelo fisioterapeuta;
  • Na realização de movimentos e em repouso, adoptar uma postura correta;
  • Não exceder o peso indicado, de acordo com a estatura;
  • Evitar sobrecarregar a coluna com pesos excessivos e desnecessários.

 

Proteja a sua coluna com a Fisioterapia Lisboa! Siga as indicações dos nossos Fisioterapeutas!



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49