Osteopatia na disfunção da ATM (articulação temporo-mandibular)

Para o Topo

O tratamento para a articulação temporo-mandibular (ATM) pode ser realizado com uma equipa multidisciplinar (dentistas, osteopatas, fisioterapeutas, cirurgião maxilo-facial, entre outros) pois as causas podem ser de variadas etiologias. 

 

 

Definição ATM

A ATM é a articulação que une a mandíbula ao crânio. É formada pelas suas estruturas ósseas, um disco articular fibrocartilaginoso, os ligamentos que reforçam a articulação. Os músculos da ATM são inervados pelos ramos mandibulares do nervo trigémio e por ramos do nervo facial. Os movimentos articulares são a oclusão, protrusão e retrusão.

 

 

Causas ATM

A disfunção da ATM consiste no funcionamento anormal de um ou mais elementos da articulação.

 

Tipos de Causas da ATM 

  • Causas mecânicas  (postura da cabeça e cervical, laxidão ligamentar, abertura excessiva da boca, má oclusão, "golpe de chicote", etc.); 
  • Hábitos diários (bruxismo, mastigar pastilhas, etc.);
  • Causas traumáticas (micro e macro- traumatismos);
  • Causas reumatológicas (artrite reumatóide, por ex.);
  • Outras  (ansiedade, depressão, etc.). 

 

É comum afectar mais as mulheres e na faixa etária dos 30 aos 40. Os sintomas mais comuns são: dor de "ouvido", dor de "cabeça", dor facial, dor muscular, dor na ATM, dificuldade em mastigar, crepitação ("ruído" articular), dificuldade na abertura da boca.

 

 

Osteopatia e a ATM

Na avaliação em Osteopatia, o osteopata realiza a avaliação subjectiva com várias questões e na avaliação objectiva verifica a mobilidade craniana e a mobilidade articular da ATM e as suas restrições, observa desvios laterais, realiza palpação das estruturas articulares e avalia os músculos envolventes. 

 

É avaliada a parte sacro-craniana pois as disfunções de um ou mais ossos cranianos podem afectar a mobilidade da ATM, causando disfunção devido à sua ligação anatómica. Também são avaliadas as disfunções do sacro devido à relação sacro-craniana, numa abordagem de tratamento do indivíduo num todo. Após avaliação minuciosa, o Osteopata é capaz de realizar um diagnóstico para proceder ao tratamento. 

 

O tratamento é suave, indolor e alivia a dor promovendo o aumento da amplitude articular. É muito utilizada a técnica de “muscle energy” para além das técnicas cranianas e tratamento das disfunções do sacro, considerando sempre as relações estruturais e funcionais das estruturas, sendo um tratamento mais abrangente e eficaz

 

Na Fisioterapia Lisboa o tratamento irá consistir no alívio da dor, relaxamento dos músculos que estão sob tensão e em exercícios posturais adequados. O tratamento pode ser conciliado com outros recursos como a Acupuntura. Marque já a sua consulta!

 



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49