Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:
cervical
dorsal
Cervicalgia
A Coluna cervical - pescoço é constituída por sete vértebras, duas dessas vértebras conhecidas como Áxis permite a flexão da cabeça e o Atlas permite a rotação da cabeça. Na curvatura do pescoço observa-se ligeira lordose, sendo o Atlas a vértebra que está logo a seguir ao osso occipital que por sua vez tem capacidade de sustentar o peso do crânio e a sua mobilidade. As vértebras têm uma forma um pouco mais anelar e as restantes 5 são um pouco maiores na zona anterior, a última vértebra a C7 faz um pequeno alto na parte de trás do pescoço.
Por dentro do canal vertebral passa a espinal medula que se encontra assim protegida.
A coluna cervical possui músculos, ossos e ligamentos, que lhe permite uma grande mobilidade. No entanto devido a erros de má postura ao trabalhar, ler ou assistir a TV, sedentarismo, envelhecimento, traumas, acidentes de viação, acidente na prática das suas atividades diárias, ela está sujeita a vários tipos de lesões e algumas delas podem ser graves.
A Cervicalgia pode ser incapacitante e provocar dor intensa, devido a estiramento dos ligamentos, dos músculos e dos tendões e ou a fratura de alguma vértebra cervical, má articulação mandibular (oclusão) dos maxilares, ou a hérnia discal, entre outros.
Os sintomas variam conforme a lesão que podem ser crónica ou aguda. Estas dores podem provocar cansaço, rigidez e dificuldade de movimento, falta sensibilidade, falta de força e irradiar para o ombro e braço ou a todo o membro superior. Em casos mais graves pode haver alterações articulares e neurológicas por compressão ao longo do membro superior. Todas estas patologias se não forem tratadas a tempo, podem originar o aparecimento de osteofitose / bicos de papagaio na coluna cervical.
No caso de dor em que não se evidencia nenhum traumatismo na região cervical, pode melhorar com repouso, utilização de gelo aplicado na zona afetada é um excelente anti-inflamatório, mas existem casos em que os pacientes sentem maior alívio colocando calor. A Fisioterapia é indicada, pois o Fisioterapeuta avaliará a sua situação e desenvolverá uma série de tratamentos como: massagens, exercícios de alongamento, correção postural, entre outros, adequados à sua patologia.
Contacte e marque uma consulta de avaliação na Fisioterapia Lisboa, o quanto antes, se sentir dor na região cervical. Os nossos Fisioterapeutas vão ajudá-lo nesta patologial. Será recebido com profissionalismo e simpatia em ambiente tranquilo e relaxante.