Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:
cervical
dorsal
Cervicobraquialgia
A cervicobraquialgia é uma condição que se traduz por dor cervical (zona do pescoço) acompanhada por dor num dos membros superiores (pode ser referida dor apenas no ombro, até ao cotovelo ou até ao dedos da mão).
Anatomia da coluna e do plexo braquial
A coluna vertebral é constituída por 33 vértebras que entre elas possuem um disco que tem como objectivo manter o espaço intervertebral, para que as estruturas que lá passam não sejam comprimidas, como é o caso das raízes nervosas. A um conjunto de raízes nervosas que enerva uma determinada área do corpo chama-se plexo e o plexo braquial é responsável pela inervação do membro superior. Este plexo é formado pelas raízes anteriores das vértebras C5 a T1 (quinta vertebra cervical à primeira dorsal).
Sinais e Sintomas da cervicobraquialgia
A dor na região cervical e no membro superior é o principal sintoma da cervicobraquialgia, iniciando-se geralmente no ombro e estendendo-se até aos dedos da mão.
Dependendo da localização da dor, é possível o Fisioterapeuta perceber qual ou quais as raízes nervosas afectadas.
Assim, se for C5 a dor será na face externa do ombro, braço e cotovelo; C6 a dor situa-se na parte externa do ombro, braço, antebraço, dedos polegar e indicador; C7 apresenta dor no ombro, braço e antebraço, terceiro dedo e por vezes segundo e quarto dedos; C8 apresenta dor na parte interna do ombro, braço e antebraço, segundo e quarto dedos.
Causas da cervicobraquialgia
A principal causa da cervicobraquialgia é a hérnia de disco cervical, que realiza uma compressão nervosa. Mas existem outras causas como a presença de patologias degenerativas osteoarticulares como a artrite, o sedentarismo ou a manutenção de más posturas nas actividades da vida diária.
Diagnóstico e Tratamento
Diagnóstico
O diagnóstico da cervicobraquialgia deve ser realizado por um médico que efectue uma correcta anamnese, assim como pela avaliação de exames complementares de diagnóstico como a ressonância magnética.
Tratamento
O tratamento da cervicobraquialgia é primeiramente efectuado com a toma de medicação anti-inflamatória, assim como poderão ser aconselhados o repouso, a termoterapia e a Fisioterapia.
O papel da Fisioterapia na Cervicobraquialgia
A Fisioterapia apresenta um papel essencial no tratamento da cervicobraquialgia, podendo o Fisioterapeuta após uma avaliação cuidada definir o plano de tratamento mais adequado a cada caso.
Em linhas gerais, as sessões de Fisioterapia incluem a realização de técnicas de terapia manual específicas como a manipulação dos tecidos moles e exercícios de alongamento, técnicas de mobilização articular e de mobilização neural, exercícios de fortalecimento muscular de músculos profundos como os flexores cervicais (muito utilizado o pilates clínico), assim como exercícios de correção postural.
A Osteopatia e a Acupuntura podem ter também um papel complementar no tratamento da cervicobraquialgia. Todos estes serviços estão disponíveis na Fisioterapia Lisboa.