Partilhar
Pré-Diagnóstico

Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:

Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
cabeça
coluna cervical
coluna dorsal
coluna lombar
cotovelo
cóccix
cabeça
coluna
cervical
coluna
dorsal
coluna
lombar
cotovelo
cóccix
Clique para rodar o boneco Fisioterapia Lisboa
Coluna Cervical

Cefaleia de Origem Cervical

A cefaleia (ou dor de cabeça) de origem cervical é uma dor provocada por lesões ou disfunções nas estruturas da coluna cervical, que irradia para a cabeça.

 

Este tipo específico de cefaleias afecta habitualmente, apenas um lado da cabeça e pode localizar-se mais na base da nuca ou irradiar pelo lado da cabeça até à região superior do olho.

 

A dor começa no pescoço e irradia para a região da nuca e/ou frontal, e para o ombro, sendo agravada pelo movimento do pescoço ou em posições mantidas (como estar ao computador). É possível sentir um formigueiro ou dormência desde a base do pescoço à base da nuca.

 

O diagnóstico é orientado pelo neurologista para descartar outras possíveis origens dessa dor de cabeça e para descobrir qual é a disfunção cervical que está a causar a dor. Uma boa avaliação, incluindo uma história clínica completa, exame neurológico e motor da cervical e ombro, é geralmente suficiente para o diagnóstico.

 

Na Fisioterapia Lisboa, as sessões de Fisioterapia são de 60 minutos e exclusivas com um Fisioterapeuta, que na fase inicial em que os sintomas estão bastante exacerbados, recomendará repouso no leito ou numa posição que confortável e aplicação de calor local na cervical ou um banho quente. O ensino de boas posturas nas actividades da vida diária, com o RPG ou pilates clínico, é fundamental para que haja uma resolução do problema e não simplesmente, um mascarar dos sintomas. 

 

Os benefícios das mobilizações e manipulações são ainda bastante discutíveis e muitas vezes os resultados obtidos não são os esperados, sobretudo quando se tratam das primeiras vértebras cervicais. Deverão ser realizadas por profissionais experientes e apenas após a confirmação do diagnóstico.

 

Após a fase aguda devem ser realizados todos os testes e avaliações necessários para diagnosticar qual a origem dos sintomas e prosseguir com o tratamento mais adequado para cada um dos casos (hérnia discal cervical; alterações degenerativas da coluna cervical; síndrome postural; distensão traumática da coluna cervical).

 

Técnicas como a massagem terapêutica, a correcção postural, o método McKenzie ou outros, poderão ser executados pelo Fisioterapeuta ou pelo Osteopata, para que trabalhando em conjunto possam dar-lhe os melhores resultados no menor espaço de tempo possível. Venha conhecer os profissionais da Fisioterapia Lisboa!