Partilhar
Pré-Diagnóstico

Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:

Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
cabeça
coluna cervical
coluna dorsal
coluna lombar
cotovelo
cóccix
cabeça
coluna
cervical
coluna
dorsal
coluna
lombar
cotovelo
cóccix
Clique para rodar o boneco Fisioterapia Lisboa
Coluna Cervical

Lesão do plexo braquial

Lesão traumática do plexo braquial em adultos

Este tipo de lesão ocorre, geralmente, após traumatismo do pescoço com tracção do plexo braquial, em acidentes de viação em alta velocidade, envolvendo motociclos principalmente. Em certos casos o indivíduo pode recuperar o movimento do membro superior espontaneamente mas na maior parte dos casos é indicada cirurgia. Para uma recuperação eficaz e efectiva aconselha-se que o tratamento seja realizado dentro do tempo apropriado, o mais precocemente possível. 

 

O que é o plexo braquial?

Consiste num conjunto complexo de nervos, com origem na medula espinhal na região do pescoço. O plexo braquial passa debaixo da clavícula e na zona da axila origina cinco nervos que vão controlar os movimentos e a sensibilidade de todo o membro superior. 

 

 

Tratamento

Como é feito o tratamento?

A reabilitação neste caso torna-se imprescindível uma vez que com a ausência de movimento do membro superior, os músculos atrofiam e ficam encurtados e há rigidez articular.

 

Os objectivos principais são manter a amplitude de movimentos das articulações e reduzir o grau de atrofia muscular.

 

Consequentemente, quando a regeneração nervosa inicia, o membro superior está menos bloqueado a nível de funcionalidade. Por isso, o tratamento deve ser iniciado o quanto antes e mantido durante alguns meses

 

Em casos pós cirúrgicos, a Fisioterapia também tem a sua importância na recuperação. Nas três semanas de pós-cirurgico o membro estará imobilizado e em repouso. Posteriormente, inicia-se a reabilitação para manter a mobilidade articular, evitar encurtamentos musculares, dos tendões e ligamentos e manter os músculos na melhor condição possível para a fase de re-inervação. Nessa fase, a reabilitação visa aumentar ao máximo a função readquirida.  

 

A reabilitação neste tipo de lesão é muito demorada e em casos mais graves deverá o paciente estar preparado para não recuperar a 100%. No entanto, os Fisioterapeutas da Fisioterapia Lisboa estão à sua disposição para melhorar ao máximo a sua qualidade de vida. Venha conhecer-nos!