Partilhar
Pré-Diagnóstico

Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:

Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
cabeça
coluna cervical
coluna dorsal
coluna lombar
cotovelo
cóccix
cabeça
coluna
cervical
coluna
dorsal
coluna
lombar
cotovelo
cóccix
Clique para rodar o boneco Fisioterapia Lisboa
Coluna Lombar

Espondilose Lombar

A espondilose lombar é uma patologia muito comum na população mundial, sendo um problema crónico e degenerativo das vértebras.

 

A mais comum é lombar (quando se dá ao nível das vértebras lombares), mas pode ser cervical, dorsal ou sagrada. A coluna lombar é a que tem maior tendência a apresentar espondilose, devido à sua grande mobilidade e ao facto de sustentar grande parte do peso corporal.

 

A espondilose é mais frequente em pessoas com idade acima dos 40 anos. Dor e rigidez matinal são queixas comuns, assim como ao manter a posição de sentado por longos períodos de tempo. A dor pode ser localizada nesta região ou irradiar para um dos membros inferiores, podendo desencadear uma dor ciática.

 

Existem vários factores de risco para o desenvolvimento desta patologia, como o excesso de peso e obesidade; o sedentarismo; uma lesão ou cirurgia da coluna vertebral; tabagismo; actividades laborais que envolvam acções repetitivas; depressão e ansiedade.

 

O tratamento desta espondilose inclui a toma de analgésicos e relaxantes musculares, a prática de actividade física moderada e acompanhada e a realização de Fisioterapia. A cirurgia é a última opção, apenas em casos que todos os outros métodos não obtiverem resultados positivos.


Na Fisioterapia Lisboa o tratamento para a espondilose lombar inclui aplicação de calor, crioterapia, massagem, ultra-sons, eletroestimulação, reforço muscular activo e treino cardiovascular, sempre acompanhado pelo seu Fisioterapeuta.

 

Embora esta Espondilose seja progressiva e presentemente não seja possível revertê-la, a maioria dos pacientes responde favoravelmente ao tratamento conservador, não cirúrgico, com excelente controlo dos sintomas. Confie na Fisioterapia Lisboa!