Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:
cervical
dorsal
Lombalgia
Lombalgia é habitualmente mais conhecida como dor lombar. Esta encontra-se localizada abaixo das últimas costelas e acima das linhas glúteas inferiores.
A lombalgia, ou dor na região lombar afecta cerca de 80% das pessoas, com episódios sintomáticos em diferentes alturas da vida.
Causas e Sintomas
As dores na região lombar podem ser causadas por diversos factores, sendo uma das principais patologias que leva à falta ao trabalho.
Causas
As causas das dores lombares podem surgir por:
- Patologias específicas da coluna, como por exemplo infecções, artropatias espinhais (artrite reumatoide ou espondilite anquilosante);
- Fracturas na coluna;
- Síndromes e dores radiculares, como por exemplo a compressão do nervo ciático ou femoral;
- Hérnia discal;
- Dores interiores e profundas sem especificidade, ou seja quando não há lesão de nenhuma zona específica.
Sintomas
Os principais sintomas da lombalgia, como o próprio nome indica, são as dores na região lombar, podendo em casos mais graves provocar formigueiro ou dormência nos membros.
Felizmente, a maioria das dores na coluna lombar é causada por condições musculoesqueléticas e pode ser prontamente tratada com grande sucesso, através de Fisioterapia.
Tratamento
A fisioterapia pode ter carácter preventivo ou de reabilitação, podendo consistir em:
- Educação postural;
- Fortalecimento muscular;
- Electroterapia para controlo da dor;
- Osteopatia;
- Acupuntura.
Para uma orientação específica sobre a sua condição, a Fisioterapia Lisboa dispõe de fisioterapeutas que irão realizar uma avaliação individual da condição específica, traçando o plano de tratamento mais adequado à sintomatologia apresentada. Após avaliação inicial, os tratamentos poderão ter lugar na clínica ou no domicílio.