Partilhar
Pré-Diagnóstico

Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:

Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
cabeça
coluna cervical
coluna dorsal
coluna lombar
cotovelo
cóccix
cabeça
coluna
cervical
coluna
dorsal
coluna
lombar
cotovelo
cóccix
Clique para rodar o boneco Fisioterapia Lisboa
Coluna Lombar

Dor Ciática

Dor ciática é uma condição que envolve uma dor tipo dormência ou sensação de queimadura na origem e trajecto do nervo ciático. Se o paciente sentir simultaneamente dor lombar, a condição denomina-se lombociatalgia.

 

 

O nervo Ciático 

O nervo ciático é formado pelas raízes nervosas de L4 a S3 (ou seja, pelas duas últimas vértebras lombares e pelas três primeiras sagradas), que passam pela pélvis, articulação coxo-femural (anca), região posterior e externa da coxa até ao joelho onde se divide em dois ramos, o tibial e o peronial. Sendo um nervo com um longo trajecto e que abrange desde a coluna lombar até aos dedos do pé, é muito passível de inflamação ou de compressão. 

 

 

Sinais e Sintomas da Dor Ciática

Os principais sinais e sintomas são:

  • Dor no trajecto do nervo (região lombar, sagrada, glútea, coxa, perna ou pé);
  • Alteração da sensibilidade numa ou em várias dessas regiões;
  • Diminuição da força muscular de um ou mais grupos musculares localizados no membro inferior.

 

 

Principais causas da Dor Ciática

A principal causa da Dor Ciática é a hérnia discal lombar, que origina uma inflamação do nervo ciático. Outra causa desta patologia é o aumento de peso durante a gravidez, fazendo uma compressão nervosa. Outras situações como traumas, tumores ou estenose do canal vertebral, são também causas comuns para o seu aparecimento. 

 

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico e tratamento da Dor Ciática devem ser realizados pelo médico e pelo Fisioterapeuta

 

Diagnóstico

O diagnóstico é uma parte fundamental do todo o processo clínico e deve ser complementado com uma ressonância magnética, assim como um exame objectivo e subjectivo específico. 

 

Tratamento 

Se existir hérnia lombar compatível com tratamento cirúrgico, o procedimento deve ser indicado pelo neurocirurgião e após a cirurgia o paciente deve ser encaminhado para a Fisioterapia.

 

Se o tratamento não for cirúrgico, na Fisioterapia Lisboa tem ao seu dispor técnicos especializados em várias terapias para obter os melhores resultados no tratamento da Dor Ciática, utilizando técnicas como a Acupuntura, a Osteopatia, a Massagem, o alongamento ou o Pilates Clínico.