Celulite Tratamento

Para o Topo

A celulite é uma patologia motivada por inúmeros fatores estreitamente ligados entre si. Por esse motivo, o tratamento será adaptado ás características de cada cliente que sofra deste problema. A massagem específica para a celulite é um ótimo complemento para tratar a celulite, pois ela aumenta a circulação sanguínea e linfática do local além de diminuir os nódulos da celulite, melhorando grandemente o seu aspecto. A celulite é um problema cuja resolução terá que passar sempre por uma dieta equilibrada e pela prática de exercícios específicos.

 

A massagem pode até causar alguma dor, pois ela é feita de maneira rápida e profunda, mas se for feita suavemente não terá o resultado esperado. Após uma sessão de massagem anti-celulite é possível que a região fique dolorida e algumas vezes é necessário passar algum creme com uma suave massagem para diminuir o desconforto.  

 

Para obter os resultados, é preciso realizar no mínimo 10 massagens, 2 vezes por semana. Além disso recomenda-se beber no mínimo 2 litros de água por dia, tente beber água em porções de 200ml (um copo), dez vezes ao dia, isso fará com que a sua pele não esteja tão seca, serve para purificar o organismo. Mas, lembre-se sempre que isso apenas funcionará com uma boa dieta e exercícios físicos apropriados a aplicação de cremes e as massagens anti-celulite terão efeitos muito reduzidos.

 

Você poderá usar um creme anti-celulite (preferencialmente um creme que contenha os ingredientes mais necessários para o seu tipo de celulite), aplicando com massagens anti-celulite. Esse tipo de aplicação irá ajudar a suavizar os furinhos, estimulando a circulação venosa e linfática. A esse tratamento chamamos de drenagem linfática.

 

Normalmente, a celulite está associada à retenção de líquidos. Nestes casos, a drenagem linfática manual pode ser bastante eficaz.

 

Obviamente, se essa massagem for feita por um profissional, será muito melhor pois existem algumas coisas que você nunca conseguirá fazer a si própria.

 

O tratamento para celulite pode ser feito com tratamentos estéticos, como a cavitação ou a endomassagem, por exemplo, ou apenas com drenagem linfática e a aplicação de cremes anti-celulite, dependendo do grau de celulite.

 

Como a celulite não tem cura e piora com o passar do tempo, ao observar o seu aparecimento, é importante iniciar prontamente o tratamento que deve ser indicado pelo esteticista ou fisioterapeuta especialista em dermatofuncional.

 

 

Tipos de celulite:

  • Celulite de grau 1 (lipodistrófica ou adiposa) - Há deformação em casca de laranja quando se pinça a pele e aumento de consistência à palpação, mas o restante é normal. Aparece na mulher jovem;
  • Celulite de grau 2 (hidrolipodistrófica ou edematosa) - Nota-se a deformação em casca de laranja, quando em pé e ao pinçar a pele. A palpação tem uma consistência mais elástica e aparece habitualmente perto dos 30 anos;
  • Celulite de grau 3 (fibrolipodistrófica ou fibrosa) - A deformação em casca de laranja nota-se quer deitada quer em pé e a palpação revela nódulos de consistência dura que podem ser dolorosos. É a mais grave e irreversível;
  • Celulite de grau 4 (fibrolipodistrófica localizadas - depósitos de gordura localizada) - Em que não há alterações da superfície da pele, e a falsa celulite, em que as irregularidades da pele se devem à flacidez. É característica das mulheres com mais de 40 anos.

 

Tratamento

  • Tratamento para celulite grau 1 - O tratamento para celulite grau 1, que é aquela percebida quando a pele é pressionada, pode ser feito com uma esfoliação semanal e a aplicação de cremes para celulite. Isto ativa a circulação sanguínea local e drena os líquidos em excesso, ajudando a eliminar a celulite. Outra opção é a massagem que promove a estimulação da circulação sanguínea, eliminando a celulite.
  • Tratamento para celulite grau 2 - O tratamento para celulite grau 2, que é caracterizada por ligeiras ondulações na pele quando a mulher está de pé, pode ser feito com sessões semanais de drenagem linfática, pois ajuda a eliminar o excesso de líquidos que favorecem a celulite. Além disso, também podem ser usados diariamente cremes anti-celulite, como o creme redutor de celulite.
  • Tratamento para celulite grau 3 - O tratamento para celulite grau 3, que é caracterizada pelos furinhos na pele quando a mulher está de pé, pode ser feito com técnicas de ultrassom, como a cavitação, por exemplo, pois estes aparelhos quebram as células de gordura que originam a celulite, fazendo com que elas sejam eliminadas pelo organismo, ajudando também a combater a flacidez, sendo uma ótima opção de tratamento para celulite e flacidez. Este é um tratamento para celulite e gordura localizada e deve ser feita pelo menos 2 vezes por semana, sendo que os resultados são visíveis a partir de 10 sessões. Qualquer que seja o tratamento para celulite grau 3, ele deve ser complementado com drenagem linfática para remover os líquidos acumulados que são responsáveis pela celulite.
  • Tratamento para celulite grau 4 - O tratamento para celulite grau 4, que é caracterizada pela flacidez e furinhos na pele que são facilmente observados em qualquer posição, pode ser feito com tratamentos estéticos para celulite como:
    • Eletrolipólise:  é aplicada uma corrente elétrica de baixa frequência através de agulhas de acupuntura inseridas na pele que atuam diretamente nas células de gordura que estão acumuladas no organismo, promovendo a sua destruição e eliminação;
    • Corrente russa: são usados eléctrodos que estimulam a contracção involuntária dos músculos, levando ao seu fortalecimento e tonificação, que ajudam a eliminar a gordura e a flacidez da pele;
    • Cavitação: atua na gordura localizada e trata a celulite, através dos ultra–som há uma implosão e consequente desfragmentação das células adiposas uma técnica não invasiva que se posiciona como uma alternativa á lipoaspiração. As ondas ultra–sónicas geram um efeito mecânico por vibração que destrói as membranas dos adipócitos. Tal como no tratamento para celulite grau 3, a drenagem linfática também deve complementar o tratamento para celulite grau 4.

 

Se é mulher, mesmo que seja tendencialmente magra, as probabilidades de ser afetada pela celulite são de 90%, sobretudo se for caucasiana.

 

A partir dos 40 anos, as mulheres raramente são afetadas pela celulite e são, isso sim, afetadas pela falsa celulite (deformação resultante da flacidez da pele, com depressões que simulam a pele tipo casca da laranja), em idades mais precoces, o aparecimento desta inestética distribuição de gordura é influenciado por vários fatores, alguns deles evitáveis, outros nem por isso.

 

De acordo com o especialista, «a celulite pode demorar anos a formar-se mas, uma vez que aparece, e se não for tratada, tem tendência para agravar e tornar-se irreversível».

 

Para sair deste círculo, há que evitar as causas que provocam celulite (exceto as que não se podem mudar, como a genética), atacando as suas principais caraterísticas.

 

 

CONHECÊ-LA AJUDA A EVITÁ-LA

 

Em medicina é conhecida como lipodistrofia ginóide, que corresponde à síndrome de pele tipo casca de laranja ou pele acolchoada. Ao contrário do que a maioria das pessoas julga, «a celulite não corresponde a acumulações de gordura (acumulações localizadas ou lipodistrofias localizadas) mas sim a alterações do metabolismo e da arquitectura das células de gordura (por isso, também aparece em mulheres magras)». Na celulite não há aumento do tecido adiposo mas sim a deformação da arquitetura do mesmo em determinadas zonas do corpo, que dá origem a nódulos de gordura, água e toxinas. Provoca uma alteração na forma corporal feminina e costuma aparecer na parte externa das coxas e interna dos joelhos, glúteos e abdómen. Note-se que muitas mulheres podem associar os dois tipos de deformação (celulite e lipodistrofias localizadas) na mesma ou em diferentes regiões anatómicas.

 

Nas mulheres, a celulite aparece a partir da puberdade de forma natural, e faz parte das suas caraterísticas sexuais secundárias. É o resultado de uma alteração da microcirculação na camada gorda, a hipoderme.

 

Mas há mais fatores que a influenciam, nomeadamente hormonais (sobretudo as hormonas femininas e tiroideias), circulatórios (alterações na microcirculação e retenção de líquidos), neurovegetativos (como o stress e a instabilidade emocional), genéticos ou étnicos (as mulheres brancas apresentam mais celulite do que as de raça negra, as latinas costumam tê-la nas pernas e glúteos e as nórdicas no abdómen), hábitos alimentares e estilo de vida (se faz exercício, se fuma ou não).

 

 

COMO SE PODE PREVENIR

 

Neste momento do conhecimento, não podemos dizer que a celulite se pode prevenir. Aquilo que pode fazer, segundo o especialista, é concentrar-se nos «hábitos alimentares e no estilo de vida para tentar evitar a sua progressão».

 

Ao nível da alimentação, evite o excesso de peso, reduza a ingestão de sal (retém líquidos), beba água abundantemente, inclua fibras na sua alimentação porque combatem a prisão de ventre (que piora a celulite), reduza a ingestão de açúcares refinados e de gorduras saturadas, e dê prioridade aos hidratos de carbono de absorção lenta (farinhas integrais, frutas, verduras) e às gorduras mono e polinsaturadas (ómegas 3, 6 e 9). Para potenciar os efeitos dessas ações, não abuse do café nem do álcool.

 

Evite também o tabaco e fuja do sedentarismo e aposte no exercício físico, que estimula o retorno venoso nas pernas e diminui a camada de tecido subcutâneo (contribuindo para diminuir alguns dos fatores que estão associados à celulite). Reduza o stress ou, pelo menos, aprenda a geri-lo positivamente com meditação ou yoga. E se fizer tratamentos anticelulíticos, coloque-se sempre nas mãos de profissionais competentes.

 

 

COMO SE REDUZ

 

 

Exercício físico

«Para combater a celulite é importante praticar exercício físico regular, como caminhada, dança, bicicleta ou natação, que estimulam o metabolismo e combustão de gorduras. Deverá efetuar alguns exercícios localizados como agachamentos, leg press (treino de pesos individual, no qual a pessoa empurra um peso para longe dela, usando as pernas) e trabalho de glúteos».

 

Alimentação

O melhor a fazer, a nível alimentar, para combater a celulite, é seguir as seguintes dicas, nomeadamente:

  • Optar por uma alimentação rica em frutas e verduras, ricas em fibra;
  • Reduzir a ingestão de gorduras, nomeadamente molhos gordurosos, queijos gordos, bolachas recheadas, chantilly, biscoitos amanteigados e gelados são alimentos proibidos;
  • Evitar ingerir produtos açucarados. Prefira as massas aos doces;
  • Escolher fontes magras de proteínas, como aves, peixe e carnes brancas, em vez de carnes gordas;
  • Comer devagar e mastigar bem os alimentos favorece a digestão e ajuda a comer menos:
  • Aumentar a ingestão de água. Ingira aproximadamente 2 litros por dia;
  • Reduzir a quantidade de gordura nos cozinhados e optar sempre pelo azeite;
  • Preferir alimentos integrais. São boas fontes de fibra e ajudam a diminuir a absorção de gorduras, para além de contribuírem para a regulação do intestino;
  • Reduzir o consumo de sal, substituindo-o por ervas aromáticas no tempero dos alimentos. O sal contribui para a retenção de líquidos no organismo e para o avanço da celulite:
  • Evitar a ingestão de refrigerantes e bebidas alcoólicas, pois estes fornecem somente calorias sem qualquer valor nutritivo. Prefira sempre sumos naturais ou água e até refrigerantes light, desde que o faça com moderação.

 

Suplementos

Tome um suplemento drenante e desintoxicante e escolha um suplemento para acelerar a queima de gorduras.

 

Atualmente, existem inúmeros tratamentos muito eficazes na guerra à celulite. Desde massagens manuais, até equipamentos modernos que recorrem a diferentes tecnologias para queimar gordura, ativar a microcirculação, e uniformizar a pele tipo casca de laranja.

 

A Fisioterapia Lisboa dispõe de um vasto leque de tratamentos que ajudam a reduzir a celulite mas, antes de mais, é necessário efetuar uma avaliação para saber quais as melhores opções para o caso em questão, quer em termos de tratamento, quer em número de sessões. Para além disso, os tratamentos devem sempre ser acompanhados de «massagens diárias, com cremes anticelulíticos, drenantes, adelgaçantes e refirmantes, de modo a estimular a circulação.

 

Se tem celulite de grau 1, a termolipólise pode ser uma boa ajuda, que é feita por equipamento que aumenta do fluxo sanguíneo e modela o corpo. O cliente é envolvido em filme osmótico com aplicação de um creme anti–celulitico e em seguida aplica-se umas bandas que geram calor e emitem infra–vermelhos.

 

Se tem celulite de grau 2, pode optar por endomassagem. A endomassagem consiste numa massagem profunda que atua na hipoderme, é um novo tratamento estético, que produz libertação de todos os vasos que estão abaixo do tecido aspirado, aumentando o fluxo de sangue e linfa, drenando e transportando nutriente, através de linfa. Reduz a celulite, a gordura localizada e ativa a circulação. A drenagem é feita através de uma de sucção, dirigida para facilitar a eliminação das toxinas acumuladas nas células.

 

Se tem celulite de grau 3, existem cinco tipos de tratamento que a podem ajudar, sobretudo a cavitação, a termolipólise, a endomassagem e a pressoterapia. No caso da cavitação são emitidas ondas que provocam a quebra das células de gordura e dos nódulos fibrosas já instalados. A termolipólise tem efeito térmico que favorece o aumento do fluxo sanguíneo, ajudando na eliminação de gordura e líquidos, permite a ativação do metabolismo celular com a eliminação de toxinas. A pressoterapia é imprescindível como complemento de tratamento redutor anti–celulitico,  realiza uma drenagem indicada para tratar todo tipo de alterações, tanto a nível circulatório como de retorno, exerce uma correta pressão de ar sobre a zona plantar e maléolos, pernas e coxas ate nádegas.

 

Quer acabar com a celulite?... Contacte a Fisioterapia Lisboa e faremos uma avaliação e respectivo tratamento adequado.



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49