Electroterapia

Para o Topo

A Electroterapia é um método utilizado como parte integrante de tratamentos de Fisioterapia e também de tratamentos Estéticos.

 

A electroterapia recorre aos estímulos eléctricos com os objectivos de interferir nas terminações nervosas que reconhecem a dor e que transmitem esta informação ao cérebro (efeito analgésico pela produção de endorfina) ou influenciando a actividade eléctrica muscular para estimular a contracção muscular prevenindo a atrofia muscular e auxiliar na recuperação de massa muscular após lesão (fortalecimento muscular). 

 

Em Estética, os estímulos eléctricos são utilizados com o objectivo de reduzir ou eliminar a gordura localizada.

 

 

Principais equipamento utilizados em electroterapia

Ultra-som

Em fisioterapia, o ultra-som produz ondas longitudinais na forma de vibração mecânica gerando calor, o que aumenta o metabolismo local, proporcionando aumento de fluxo sanguíneo na região. Promove a regeneração dos tecidos e libertação de aderências. 

 

Ondas curtas

São ondas eléctricas de alta frequência que geram calor e, em dosagem terapêutica, aquecem os tecidos, aumentando o fluxo sanguíneo e propiciando a diminuição de dores e inflamações.

 

Laser

É um recurso que utiliza um feixe de luz e produz efeito analgésico e anti-inflamatório e, ainda, estimula as células e modula o tecido conjuntivo em processo de regeneração e cicatrização.

 

Neuroestimulação Eléctrica Transcutânea (TENS - Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation)

É utilizada para alívio da dor em processos crónicos ou agudos. No âmbito do tratamento em Fisioterapia, a TENS é uma das técnicas mais utilizadas.

 

 

Benefícios para o paciente

  • Diminuição da dor;
  • Redução de edema;
  • Redução de contracturas musculares;
  • Relaxamento dos músculos;
  • Regeneração dos tecidos moles;
  • Consolidação óssea em fracturas;
  • Optimização do desempenho muscular.

 

Pode ser utilizada na maioria dos pacientes apresentando poucas contra-indicações que devem ser avaliadas. Não provoca dependência, não é invasiva, pode ser aplicada diariamente, não tem efeitos colaterais e é bastante segura, se sob aplicação e orientação profissional adequada.

 

Na Fisioterapia Lisboa podemos incluir a electroterapia no plano de tratamento em conjunto com os métodos de terapia manual, mobilização articular, fortalecimento, alongamentos e aplicação de calor ou frio. Pode ser utilizada em doenças neurológicas,  ortopédicas, respiratórias e outras, em crianças e adultos. Faça uma avaliação com os nossos Fisioterapeutas.

 



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49