Partilhar
Pré-Diagnóstico

Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:

Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
cabeça
coluna cervical
coluna dorsal
coluna lombar
cotovelo
cóccix
Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
Clique para rodar o boneco Fisioterapia Lisboa
Tornozelo / Pé

Pé cavo e pé chato

A arcada plantar normal é o mais comum. Quando o arco do pé tem alterações de altura, com arco mais baixo denomina-se de pé chato ou plano e quando tem o arco mais alto designa-se de pé cavo. Em ambos os casos há perda da eficácia do amortecimento e absorção do impacto, deixando o indivíduo mais susceptível a alguns tipos de lesão nos pés, principalmente em desportos de impacto, como a corrida.

 

 

Diferenças entre pés cavos e pés chatos

 

Pés cavos

Os pés cavos têm uma área de apoio menor e a pressão faz-se mais no calcanhar e nos metatarsos, podendo causar dores nesses locais. Nestes casos também se utiliza mais a parte de fora do pé durante a marcha, é um pé com mais rigidez, pouca eficácia na absorção do impacto e maior probabilidade de fascite plantar,  dores na região dos metatarsos e dores no calcanhar.

 

Pés chatos

Os pés chatos ou planos têm uma área grande de apoio, toda a planta do pé encontra-se em contacto com o solo e a pressão é mais localizada na zona interna da planta do pé. É muito comum em crianças, pois o pé ainda está em formação e normaliza a partir dos 10 anos. São pés com mais mobilidade, com pouca eficácia na absorção de impacto e estão relacionados com lesões como a fascite plantar, tendinopatia do tendão de Aquiles, tendinite do tibial posterior, entorses de repetição,  dor no tornozelo e hallux valgus (joanetes).

 

Com estas alterações de apoio da planta do pé ainda podem surgir outros sintomas:

  • A nível do joelho; 
  • Anca;
  • Desequilíbrios pélvicos;
  • Alterações posturais (cifose, hiperlordose e/ou escoliose). 

 

Na Fisioterapia Lisboa actuamos no tratamento dos sintomas do pé cavo ou chato, bem como no tratamento e correcção das causas. A avaliação postural realizada pelos nossos Fisioterapeutas é fundamental. Como tratamento são realizadas técnicas específicas de Fisioterapia e Osteopatia bem como a reeducação de posturas mais adequadas no seu dia-a-dia. Os exercícios terapêuticos também são parte integrante do tratamento actuando nos músculos da fascia plantar e complementando com aplicações de tape. 

 

Marque a sua avaliação na Fisioterapia Lisboa e melhore a sua qualidade de vida!