Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:
Neuroma de Morton
O Neuroma de Morton é o nome que se dá ao espessamento do nervo interdigital, mais especificamente no nervo que passa entre o terceiro e o quarto dedo do pé.
Nessa condição, os ossos do pé - metatarsos - têm o espaço reduzido entre si e pinçam as estruturas que passam entre eles, nomeadamente o nervo que pode aumentar de tamanho e causar compressão, levando a uma sensação de desconforto e dor na região.
O paciente com neuroma de Morton refere sentir que está constantemente a pisar uma pedra ou uma bola, principalmente quando usa sapatos apertados ou de salto alto.
Factores de Risco
Os factores de risco para desenvolver o neuroma de Morton são:
- O uso excessivo de sapatos de salto alto, especialmente se o salto não for compensado e apertado na zona dos dedos;
- Algumas actividades desportivas de alto impactam como o esqui ou a escalada;
- Assim como o facto de existirem algumas deformidades nos pés, como é o caso de joanete ou pé chato.
Todas estas situações fazem com que o apoio ao solo e a distribuição do peso corporal não sejam efectuados da forma correcta e que se possa desenvolver o tal espessamento do nervo.
Para além da sensação de ter “uma pedra no sapato”, os sintomas mais comuns no neuroma de Morton são a sensação de queimadura, o formigueiro e a dormência na região afectada pela lesão.
Tratamento
Na Fisioterapia Lisboa, apostamos na prevenção deste tipo de condições, mas o tratamento é especializado e realizado exclusivamente pelo Fisioterapeuta. A Fisioterapia deve incluir a reeducação do paciente, reduzindo o uso de salto alto e evitando actividades prejudiciais, a mobilização e massagem, o uso de aparelhos de Electroterapia, o treino proprioceptivo, o fortalecimento e alongamento muscular, a crioterapia, assim como o aconselhamento sobre o uso de palmilhas.
Mais de 80% das pessoas com neuroma de Morton irão responder a um tratamento conservador, pelo que o prognóstico é animador. Outros tratamentos podem ser necessários, como a realização de medicação específica, infiltrações, a acupuntura e em casos que não haja melhorias com nenhuma das técnicas anteriores, é recomendada a cirurgia.
Na Fisioterapia Lisboa privilegiamos a prevenção de patologias como o Neuroma de Morton, bem como a sua reabilitação.