Partilhar
Pré-Diagnóstico

Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:

Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
cabeça
coluna cervical
coluna dorsal
coluna lombar
cotovelo
cóccix
Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
Clique para rodar o boneco Fisioterapia Lisboa
Tornozelo / Pé

Dedo em Martelo

O que é?

O dedo em martelo é uma deformidade em flexão da falange distal do dedo. É causada por uma lesão traumática do tendão do músculo extensor dos dedos causando flexão súbita e intensa da falange distal do dedo.

 

Inicia com uma simples alteração do alinhamento dos dedos mas a mobilidade e a força do pé mantêm-se. Com a progressão, pode evoluir para uma deformidade rígida, com dor e diminuição das amplitudes de mobilização com perda de força e controle dos dedos e do pé. 

 

Causas

As principais causas que podem levar a esta deformidade podem estar relacionadas com o mau posicionamento do pé por longos períodos de tempo e da sobrecarga no antepé (ponta do pé). Para além disso, em indivíduos com a arcada plantar diminuída (pé chato) pode resultar no dedo em martelo. Algumas doenças reumáticas, como a artrite reumatóide, e traumatismos (comum em jogadores de voleibol e basquetebol) também podem levar ao aparecimento dessa deformidade.

 

As patologias neurológicas, tais como AVC, paralisia cerebral, Pé Marie-Charcot (neuropatia do nervo periférico) e diabetes também podem levar ao aparecimento do dedo em martelo.

 

Tratamento

O tratamento conservador passa por imobilização do dedo com tala de Stack. Nos casos mais graves, pode-se optar por cirurgias de correcção e alinhamento da deformidade. Na existência de fractura deve ser realizada fixação do fragmento ósseo e imobilização da articulação interfalângica distal com fio de Kirschner. O tratamento conservador com fisioterapia será necessário em casos menos graves para melhoria desta condição bem como nos casos pós-cirurgicos.

 

Na Fisioterapia Lisboa temos profissionais habilitados para realizar a estabilização da articulação, exercícios específicos, massagem e alongamentos dos dedos. Os nossos Fisioterapeutas realizam o tratamento conservador com Fisioterapia para melhorar a mobilidade, a força e o controlo dos dedos do pé.