Partilhar
Pré-Diagnóstico

Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:

Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
cabeça
coluna cervical
coluna dorsal
coluna lombar
cotovelo
cóccix
cabeça
coluna
cervical
coluna
dorsal
coluna
lombar
cotovelo
cóccix
Clique para rodar o boneco Fisioterapia Lisboa
Cabeça

Cefaleia em Salvas - Dor de Cabeça

A maioria de nós em algum momento, sofremos uma Cefaleia ou mais comumente conhecida por dor de cabeça.

 

 

Tipos de Categorias

 

A Cefaleia pode ter diversas origens e pode dividir-se em duas categorias principais:

 

Primária:

  • É uma doença crónica que é originada pela disfunção do organismo e pode ocorrer frequentemente ou esporadicamente, sem razão aparente.

 

Secundária:

  • Com origem em alguma patologia como uma infecção, gripe, sinusite, trauma, tumor cerebral, pressão intracraniana, entre outros.

 

 

Em casos de persistência da dor é necessário consultar o médico, especificamente um neurologista com especialização em cefaleias. O uso de medicamentos para o alívio da dor é habitual e costuma ter efeitos benéficos na sintomatologia.

 

Segundos os estudos científicos feitos sobre a Cefaleia, a mais comum é a cefaleia primária que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Na cefaleia primária estão inseridas a Cefaleia Tencionai, Enxaquecas e Cefaleia em Salvas.

 

A Cefaleia em Salvas é muito rara e apresenta-se como uma dor insuportável num dos lados da cabeça, que atinge o globo ocular provocando inchaço da face, suor e vermelhidão no olho que fica semifechado, com lágrimas e a narina entupida do lado da dor de cabeça. A dor lancinante altera por completo o comportamento do indivíduo que o leva por vezes à depressão e ao isolamento social.

 

Esta é caracterizada por uma dor que se prolonga de 30 minutos a 2 horas e pode repetir-se várias vezes ao dia. Para este tipo de Cefaleia são usados tratamentos para alívio dos sintomas, como tratamento por inalação com oxigénio a 100%. A cirurgia neste caso também é recomendada pelo médico especializado em Neurologia e Oftalmologia. Também a mudança de certos hábitos diários, como não beber álcool, não fumar, evitar o calor e certos alimentos e evitar o stress.

 

A Cefaleia em Salvas é mais comum nos homens e surge por volta dos 30 anos de idade. No entanto, pode surgir nas mulheres.

 

Fora do período de crise de uma Cefaleia em Salvas, deve manter hábitos de vida saudáveis, como a prática de exercício físico moderado de forma a manter uma boa oxigenação do seu organismo, comer alimentos que não potenciem a crise, praticar exercícios de relaxamento, sessões de massagem e de alongamento.  

 

O Fisioterapeuta da Fisioterapia Lisboa pode avaliar o seu caso, e juntamente com o neurologista traçar o melhor plano de tratamento.

 

Os Fisioterapeutas da Fisioterapia Lisboa estão devidamente aptos a proporcionar-lhe todas as informações sobre o tipo de tratamento mais adequado ao seu caso. Confie na equipa da Fisioterapia Lisboa, que o vai ajudar a ter uma melhor qualidade de vida, com competência e profissionalismo.