Partilhar
Pré-Diagnóstico

Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:

Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
cabeça
coluna cervical
coluna dorsal
coluna lombar
cotovelo
cóccix
cabeça
coluna
cervical
coluna
dorsal
coluna
lombar
cotovelo
cóccix
Clique para rodar o boneco Fisioterapia Lisboa
Cabeça

Hemiplegia

A hemiplegia é um tipo de paralisia cerebral que atinge um dos lados do corpo deixando-o sem movimentos (paralisado).

 

Pode surgir no recém-nascido devido a complicações na gravidez (hemiplegia congénita) ou devido a lesões cerebrais, como por exemplo o Acidente Vascular Cerebral (AVC) – hemorragia ou isquémia – ou devido a infecção que atinja o sistema nervoso, arterosclerose e consequência do agravamento da diabetes  (hemiplegia adquirida). Pode ocorrer nos primeiros aos de vida quando a criança desenvolve doenças graves como a meningite, infecções ou desidratação grave, mas na maior parte dos casos desconhece-se a causa. 

 

 

Características da Hemiplegia

A hemiplegia caracteriza-se por dores articulares, diminuição da sensibilidade no lado hemiplégico e dificuldade na realização de movimentos. Os sintomas podem ser quase imperceptíveis ou verificar-se espasticidade (rigidez)  grave, pode haver alterações na fala devido à dificuldade de controlar os músculos relacionados com a pronúncia das palavras. 

 

Também encontramos os seguintes sinais: 

  • Alterações dos músculos da face do lado afectado, deixando a boca desalinhada e dificuldade em abrir e fechar os olhos;
  • Dificuldade nos movimentos do braço e da perna do lado afectado;
  • Espasticidade ou rigidez, ficando o braço flectido e a perna muito rígida sendo difícil flectir o joelho;
  • Escoliose e alterações posturais.

 

 

Tratamento

 O tratamento de reabilitação da hemiplegia deve ser feito o mais rápido possível para melhorar a qualidade de vida do paciente com hidroterapia, Fisioterapia e exercícios específicos, e é aqui que actua a intervenção da Fisioterapia Lisboa. Temos como principal objectivo melhorar a qualidade de vida com exercícios funcionais e treino das actividades da vida diária melhorando o aspecto facial, a mobilidade do lado afectado e promovendo a independência para realizar as suas actividades com o menor auxílio possível de terceiros. 

 

Em casos que têm indicação, o médico pode aplicar toxina botulínica para redução da espasticidade e melhorar a mobilidade.

 

Contacte os nossos Fisioterapeutas especializados em Fisioterapia Neuromuscular e comece a sua reabilitação o quanto antes!