Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:
cervical
dorsal
Enxaqueca
A Cefaleia ou dor de cabeça, subdivide-se em três subtipos, segundo diversos estudos, a cefaleia tensional, a cefaleia em salva e a enxaqueca. A enxaqueca é tida como uma patologia de origem neurológica e faz parte da denominada Cefaleia primária.
A enxaqueca caracteriza-se, por surgir sempre num dos lados da cabeça provocando latejar forte ou pulsátil, hipersensibilidade à luz, assim como a cheiros e a sons (“barulhos”), náuseas e vómitos. Sendo então considerada uma doença altamente incapacitante. A intensidade dos sintomas varia de pessoa para pessoa.
A enxaqueca poderá ter diversas causas, nomeadamente fatores genéticos, a presença de obesidade, menstruação, fatores psicológicos e ambientais, como a depressão, alterações do padrão de sono, consumo de bebidas alcoólicas e alguns tipos de alimentos, entre outros.
Tipos de enxaqueca
Existem dois subtipos de enxaqueca:
- Enxaqueca com Aura;
- Enxaqueca sem Aura.
As mulheres apresentam maior incidência na idade adulta, sendo que quando ocorre em crianças, o sexo masculino é o mais afetado.
A Enxaqueca com Aura leva a alterações da visão. A Enxaqueca sem Aura é a mais frequente e a sua crise poderá durar desde 4 horas a 3 dias. Durante este período o paciente prefere locais com pouca claridade, silenciosos e não consegue realizar as suas atividades da vida diária. De forma a aliviar a crise, poderá ajudar a medicação prescrita pelo médico para alivio dos sintomas, fazer pressão nas têmporas, banhos quentes e frios alternados, gelo, entre outros No entanto a manutenção de um estilo de vida saudável, com a execução de exercícios físicos leves como caminhar, nadar, hidroginástica e uma alimentação cuidada, tendo especial atenção ao consumo de alimentos que poderão potenciar uma crise de enxaqueca, assim como massagens relaxamento e a Acupuntura.
O médico especialista irá proceder a análise das suas queixas e a uma avaliação cuidada, com auxilio a exames complementares de diagnóstico, como TAC ou hemograma, através dos quais irá lhe ser atribuído um diagnóstico médico e o tratamento mais correto para si.
Peça ajuda ao seu Fisioterapeuta na Fisioterapia Lisboa. O Fisioterapeuta juntamente consigo fará um plano de tratamento personalizado e adequado promovendo o alívio da sua Enxaqueca.
Na Fisioterapia Lisboa temos Fisioterapeutas especializados nos tratamentos das Enxaquecas. Venha fazer-nos uma visita e conhecer o nosso espaço e saber mais sobre a Acupuntura e outras técnicas de relaxamento. Esperamos por si.