Partilhar
Pré-Diagnóstico

Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:

Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
cabeça
coluna cervical
coluna dorsal
coluna lombar
cotovelo
cóccix
cabeça
coluna
cervical
coluna
dorsal
coluna
lombar
cotovelo
cóccix
Clique para rodar o boneco Fisioterapia Lisboa
Cabeça

Disfunção da ATM (articulação temporomandibular)

A articulação temporomandibular (ATM) é composta pelas superfícies ósseas da mandíbula e do osso temporal (crânio), situando-se à frente do ouvido e sendo uma articulação essencial nas funções da mastigação, da fala e dos movimentos de abertura e fecho da boca.

 

Quando existe uma disfunção da ATM, é comum o paciente apresentar dor de cabeça causada por tensão, dor ao mastigar, limitação dos movimentos mandibulares e "estalos" na abertura e fecho da boca. Existem causas diversas para este tipo de disfunção como o bruxismo (ranger involuntário dos dentes), o stress, alterações posturais, má oclusão (mordida) ou traumas (como o síndrome de Whiplash).

 

A disfunção da ATM mais comum tem a ver com a dor ou o desconforto dos músculos que envolvem a articulação. Mas a disfunção pode também ter uma origem interna à articulação (como lesões do côndilo mandibular ou do disco), ou ainda pode estar ligada a artrite ou a problemas degenerativos e inflamatórios (como a fibromialgia ou a artrite reumatóide).

 

O conhecimento específico da anatomia do crânio, assim como a palpação específica dos músculos da face, é essencial para um bom diagnóstico e posterior tratamento. Os médicos dentistas deverão diagnosticar e utilizar os seus métodos para tratar a disfunção da ATM, enviando também o paciente para um Fisioterapeuta especializado nesta área.

 

A Fisioterapia tornou-se parte integral da abordagem interdisciplinar advogada no tratamento da dor e da disfunção, associadas com a desordem temporomandibular e outras condições de dor orofacial, (FRICTION et al., 2003). Segundo ALVES et al., (2003), a Fisioterapia tem como objetivo evitar a cirurgia, reposicionar a mandíbula ao crânio para melhorar a função, minimizar a dor muscular, melhorar a amplitude de movimento, melhorar a postura, reeducar o paciente em relação ao posicionamento correcto da mandíbula, reduzir a inflamação, reduzir a carga na articulação temporomandibular e fortalecer o sistema músculo-esquelético.  

 

Além da Fisioterapia, pode ainda contar com outros serviços complementares como a Osteopatia e a Acupuntura. Contacte a Fisioterapia Lisboa para saber mais!