Partilhar
Pré-Diagnóstico

Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:

Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
cabeça
coluna cervical
coluna dorsal
coluna lombar
cotovelo
cóccix
cabeça
coluna
cervical
coluna
dorsal
coluna
lombar
cotovelo
cóccix
Clique para rodar o boneco Fisioterapia Lisboa
Cotovelo

Bursite do Cotovelo

A Bursite do Cotovelo ou Bursite Olecraniana é vulgarmente conhecida como "dor de cotovelo". Esta surge devido a uma inflamação da bolsa sinovial ou bursa. A bolsa sinovial ou bursa contém um líquido viscoso e incolor que funciona como lubrificante da articulação, neste caso do cotovelo, evitando o desgaste da cartilagem. Quando ocorre um traumatismo por pressão ou ocorre uma fratura, existe uma compressão da bursa causando a Bursite Olecraniana, em situações mais graves poderá mesmo existir rutura da bursa e ocorrer uma infeção.

 

 Normalmente esta lesão ocorre em atletas, como os tenistas, e em pessoas que devido ao seu trabalho ou atividade de lazer utilizam sistematicamente a articulação do cotovelo, podendo também existir relação com maus hábitos posturais. Outras doenças podem estar associadas à inflamação e à infeção como alterações dos níveis de ácido úrico.

 

A Bursite Olecraniana tem origem então num processo inflamatório, e provoca dor, inchaço (edema), dificuldade em mobilizar a articulação (dobrar e/ou esticar o cotovelo). Quando existe esta condição clinica, a pessoa deverá ser observada por um médico ortopedista que através de uma avaliação cuidada poderá diagnosticar uma bursite, sendo que em caso de dúvida poderá sempre recorrer a exames complementares de diagnóstico, como a RM, TAC, Ecografia, entre outros, como as análises sanguíneas para despistar outras condições como por exemplo, a presença de infeção da bursa. Poderá ainda ser submetido a uma punção do cotovelo, em que parte do líquido sinovial, da bursa do cotovelo, é recolhido. O médico prescreverá fármacos adequados ao tratamento da lesão.

 

No tratamento desta Bursite a Fisioterapia é recomendada pois é possível tratar a lesão com diversas técnicas e terapias, como por exemplo crioterapia, eletroterapia, massoterapia, entre outros. No entanto apenas o Fisioterapeuta está habilitado a fazer uma avaliação personalizada e programar um conjunto de tratamentos e exercícios ideais para a sua patologia e respetivas queixas.

 

Fale connosco e marque uma consulta na Fisioterapia Lisboa, onde poderá encontrar uma equipa multidisciplinar, onde não estão apenas incluídos os Fisioterapeutas, com larga experiência e competência no tratamento desta patologia.