Partilhar
Pré-Diagnóstico

Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:

Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
cabeça
coluna cervical
coluna dorsal
coluna lombar
cotovelo
cóccix
cabeça
coluna
cervical
coluna
dorsal
coluna
lombar
cotovelo
cóccix
Clique para rodar o boneco Fisioterapia Lisboa
Cotovelo

Dor de cotovelo ou apofisite medial

São três ossos que compõem a articulação do cotovelo - úmero (osso do braço), rádio e cúbito (ossos do antebraço). A apofisite medial é uma dor na região interna do cotovelo (zona mais próxima do nosso corpo). À proeminência óssea que se encontra na zona interna do cotovelo podemos chamar de epicôndilo medial e daqui que têm origem os músculos que realizam a flexão do punho. Para além disso, nesta região, nas crianças, existe uma placa de crescimento chamada apófise medial. A utilização repetitiva dos músculos com origem no epicôndilo medial causa irritação nessa zona e na placa de crescimento e a esta inflamação pode-se denominar apofisite medial. 

 

 

Causas e Sintomas

Causas

A principal causa desta patologia é o uso repetitivo que causa tensão nos músculos que fazem flexão do punho com excesso de movimentos em desportos em que se tenha de executar lançamentos, tais como, basebol e ténis. A consequência desta sobrecarga é a inflamação da placa de crescimento em casos mais graves esta placa pode mesmo desprender-se do epicôndilo medial.

 

Sintomas

O principal sintoma desta lesão é a dor na região interna do cotovelo podendo ser acompanhada por edema ou inchaço

 

 

Tratamento

Na Fisioterapia Lisboa temos Fisioterapeutas especializados em Desporto e lesões músculo-esqueléticas. Numa fase inicial de reabilitação o paciente deverá realizar repouso e não praticar os desportos que solicitem o movimento de lançamento. Para além disso, deverá realizar o tratamento anti-inflamatório com crioterapia (gelo), terapia com ultra-som, terapia manual (massagem e alongamentos) e electroterapia com o objectivo de reduzir a dor e edema. Mais tarde podem ser adicionados exercícios específicos para prevenção de recidiva, com o objectivo de fortalecer os músculos dessa região.

 

Pode retornar ao desporto quando não existir dor, edema, rigidez e a força muscular esteja restabelecida

 

Acabe com a sua apofisite medial na Fisioterapia Lisboa. Venha conhecer-nos!