Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:
cervical
dorsal
Epicondilite ou Cotovelo de Tenista
A Epicondilite é uma condição músculo-esquelética que se caracteriza por uma inflamação dos músculos que não provém do epicôndilo. Também conhecida como Epicondilite lateral, cotovelo de tenista ou “Tenis elbow”, este problema está associado a uma diminuição da funcionalidade e qualidade de vida, pelo que deve ser correctamente diagnosticado e tratado.
Sintomas e Factores de risco
A Epicondilite é então uma inflamação dos músculos que se encontram na face externa do antebraço, desde o cotovelo ao punho. Existem várias sintomas factores de risco que caracterizam a Epicondilite.
Sintomas
Os principais sintomas da Epicondilite são a dor no cotovelo, que pode irradiar para o antebraço e mão (principalmente ao tentar segurar um objecto); a sensação de ardor ou dormência no cotovelo que pode afectar os dedos e a fraqueza muscular.
Factores de risco
Os principais factores de risco para o aparecimento da Epicondilite ou cotovelo de tenista, como o próprio nome indica, são os praticantes de ténis ou de outras modalidades de arremesso unilateral (utilizam predominantemente um lado do corpo). Mas também o envelhecimento ou indivíduos com uma actividade laboral que implique movimentos repetitivos ou forçados com os membros superiores.
Diagnóstico
O diagnóstico da Epicondilite deve ser realizado por um médico ortopedista ou reumatologia, quando existem outros factores a ser despistados, como patologias articulares ou ósseas. Não sendo este o caso, o Fisioterapeuta realiza o diagnóstico da Epicondilite, através de um exame clínico.
Tratamento
Após o diagnóstico, é necessário escolher o tipo de tratamento a aplicar. A maioria dos pacientes da Fisioterapia Lisboa melhora sem recurso a cirurgia.
Repouso
O descanso dos membros superiores e a cessação das actividades desportivas e/ou laborais que possam agravar a condição, são essenciais na fase inicial da recuperação .
Medicação anti-inflamatória
A medicação anti-inflamatória é muitas vezes prescrita pelo médico, consoante os sintomas do paciente. A medicação pode ser oral ou injectável.
Fisioterapia
Na Fisioterapia Lisboa temos uma equipa de profissionais qualificados para tratar a Epicondilite. O plano de tratamento varia de caso para caso mas inclui o uso de aparatologia como o ultra-som e o TENS, terapia manual específica, alongamento e fortalecimento muscular. A Osteopatia e a Acupuntura podem também complementar o tratamento.
Todos estes serviços estão disponíveis na Fisioterapia Lisboa!