Partilhar
Pré-Diagnóstico

Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:

Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
cabeça
coluna cervical
coluna dorsal
coluna lombar
cotovelo
cóccix
cabeça
coluna
cervical
coluna
dorsal
coluna
lombar
cotovelo
cóccix
Clique para rodar o boneco Fisioterapia Lisboa
Cotovelo

Luxação do Cotovelo

A luxação do cotovelo é uma condição músculo-esquelética que implica o deslocamento dos ossos que constituem a articulação do cotovelo, o úmero e o cúbito. É a segunda luxação que mais ocorre no corpo humano, sendo que a primeira é a luxação do ombro. Na maioria dos casos, a luxação do cotovelo ocorre em crianças e jovens, sendo rara na idade adulta.

 

 

Quais as principais causas da luxação?

As quedas e os traumatismos directos são as principais causas da ocorrência da luxação. Estas luxações podem ser simples ou complexas, consoante apresentem fractura óssea (complexas) ou não (simples).

 

 

Lesões associadas à luxação

Quando ocorre uma luxação, existe uma alteração da posição espacial do osso, pelo que todas as estruturas do complexo articular sofrem um deslocamento, que pode levar ou não a lesão. A articulação perde a sua estabilidade, já que os ligamentos são afectados, assim como a mobilidade pois os tendões que se inserem nas superfícies articulares são também afectados. Também estruturas como nervos ou vasos sanguíneos podem ser afectados e levar a complicações.

 

 

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico e o tratamento devem ser realizados o mais brevemente possível, para evitar complicações futuras.

 

Diagnóstico

O diagnóstico da luxação é habitualmente realizado num curto período de tempo, já que após a queda ou o traumatismo o paciente apresenta dor intensa e a deformação no cotovelo é visível. A luxação deve ser reduzida (“voltar a colocar o osso no sítio”) pelo médico ou fisioterapeuta experiente, no menor tempo possível após o traumatismo. O paciente deve ser então encaminhado para o serviço de urgência para realizar radiografia e observação do médico. Neste momento existem duas opções, ou é imobilizado e realiza repouso ou é indicado para intervenção cirúrgica. 

 

Fisioterapia

Consoante o tipo de luxação e a decisão médica de imobilização ou de cirurgia, as sessões de Fisioterapia são parte integrante do processo de reabilitação. Havendo uma imobilização, habitualmente por 2 a 3 semanas, a fisioterapia deve ser iniciada imediatamente após a retirada do gesso, para prevenir o fenómeno de rigidez articular e controlar a perda de massa muscular que ocorre durante a imobilização.

 

No caso de intervenção cirúrgica, a Fisioterapia ajudará o paciente na recuperação da mobilidade e funcionalidade do cotovelo e todo o membro superior, mobilizando a cicatriz, os tecidos moles e o complexo articular, normalizando toda a biomecânica. 

 

Na Fisioterapia Lisboa existem Fisioterapeutas qualificados para recuperar a luxação do cotovelo, avaliando e reavaliando a condição do utente diariamente, para que as sessões sejam sempre diferentes, motivadoras e de acordo com os objectivos e problemas específicos do utente. Contacte-nos!