Partilhar
Pré-Diagnóstico

Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:

Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
cabeça
coluna cervical
coluna dorsal
coluna lombar
cotovelo
cóccix
cabeça
coluna
cervical
coluna
dorsal
coluna
lombar
cotovelo
cóccix
Clique para rodar o boneco Fisioterapia Lisboa
Cotovelo

Síndrome do Túnel Cubital

O síndrome do túnel cubital é caracterizado pela compressão do nervo cubital ou ulnar. O nervo cubital é um dos mais importantes no membro superior, responsável pela enervação do quarto e quinto dedos.

 

Este nervo passa pela clavícula e parte interna do braço, pela parte posterior e interna do cotovelo (túnel cubital), pela região interna do antebraço, pelo punho no canal de Guyon até chegar aos dedos mindinho e anelar.

 

 

O que é o túnel cubital

O túnel cubital é o espaço fibro-ósseo onde passa o nervo cubital, que se localiza entre o olecraneo e o epicôndilo (estruturas localizadas ao nível do cotovelo). A pressão neste túnel aumenta, quando se dá o movimento de flexão do cotovelo (dobrar), aumentando consequentemente a pressão exercida sobre o nervo cubital.

 

 

Sinais e sintomas

  • Parestesia/dormência no quarto e quinto dedos, principalmente durante a noite e manhã;
  • Hiperestesia (aumento da sensibilidade ao toque) na face interna do cotovelo;
  • As alterações da sensibilidade são agravadas com o movimento de flexão do cotovelo e actividades que exijam força e pronosupinação do antebraço;
  • Perda de força da mão e dificuldade em manusear objectos.

 

 

Diagnóstico e Tratamento

Diagnóstico

O diagnóstico do síndrome do túnel cubital é feito pelo ortopedista através de uma radiografia e de uma ecografia. Após estabelecido o diagnóstico, a Fisioterapia deve ser iniciada assim que possível.

 

Tratamento

Na primeira sessão é realizada uma avaliação que consiste num exame objectivo e subjectivo, que levará em conjunto com o paciente, ao plano de intervenção.

 

Em linhas gerais, o tratamento tem objectivos anti-inflamatórios, de aconselhamento sobre posturas anti-álgicas e colocação de tala, e de exercícios específicos para a condição neural. 

 

A toma de medicação anti-inflamatória pode também ser prescrita e apenas numa pequena percentagem dos casos, é necessário recorrer a tratamento cirúrgico.

 

Na Fisioterapia Lisboa o tratamento para o síndrome do túnel cubital é feito por Fisioterapeutas qualificados e que se dedicam exclusivamente a cada caso, durante aproximadamente uma hora.