Partilhar
Pré-Diagnóstico

Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:

Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
cabeça
coluna cervical
coluna dorsal
coluna lombar
cotovelo
cóccix
Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
Clique para rodar o boneco Fisioterapia Lisboa
Anca

Cancro do Colo do Útero

O cancro do colo de útero é um tumor maligno que surge na região inferior do útero, local em que se conecta com a vagina e que se abre para a saída do bebé no parto. É dos mais comuns na população feminina, para além do cancro da mama e cancro colorectal. 

 

 

Tipos de cancro do colo do útero

O cancro do colo do útero pode ser de dois tipos, sendo que em algumas ocasiões podem estar envolvidos os dois tipos de células cancerígenas:

  1. Carcinomas de células escamosas – são os mais comuns e ocorrem na maioria dos casos, normalmente são ocasionados pela presença do vírus HPV.
  2. Adenocarcinomas – são os menos comuns.

 

 

Causas

O cancro do colo do útero acontece quando existe mutação genética nas células que começam a multiplicar-se de forma descontrolada. Essa mutação genética está relacionada com a presença de alguns tipos de vírus HPV. Pode não apresentar sintomas mas é facilmente detectado nos exames, o mais comum a citologia (papanicolau). Para além do vírus estão em conjunto outros factores de risco.

 

 

Factores de Risco

Os factores de risco para o cancro do colo do útero podem incluir:

  • Início precoce da vida sexual, diversos parceiros sexuais e/ou presença de outras DST´s como sífilis, gonorreia, clamídia ou HIV (estes factores aumentam a probabilidade de ter HPV);
  • Sistema imunológico debilitado promove a manifestação do vírus HPV;
  • O tabagismo aumenta a incidência de carcinoma;
  • Toma da pílula anticoncepcional durante um período de prolongado (> 5 anos); 
  • Uso de DIU;
  • Antecedentes familiares de cancro do colo do útero;
  • Excesso de peso;
  • Baixo consumo de frutas e vegetais. 

 

A Fisioterapia não actua directamente no cancro mas nos cuidados posteriores decorrentes do tratamento. Na Fisioterapia Lisboa realizamos tratamentos a nível da incontinência urinária e anal na mulher, disfunções sexuais, linfedema dos membros inferiores. Contacte o seu médico e marque uma avaliação connosco. Melhore a sua qualidade de vida!