Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:
Fratura do Fémur
O fémur é o osso mais longo do corpo humano, constituindo a coxa e fazendo a ligação entre a articulação da anca e a articulação do joelho.
A fratura do fémur é das fraturas mais comuns, ocorrendo especialmente a nível do colo do fémur (zona mais próxima da anca), mas podendo também ocorrer ao longo do osso (diáfise) ou mais perto da articulação do joelho.
Principais Causas e Sintomas
A fratura do fémur é mais comumente causada pelas quedas na população idosa, que têm como consequência maioritária a colocação de uma prótese da anca e na maioria dos casos, uma diminuição da qualidade de vida do indivíduo.
É importante reconhecermos as principais causas deste tipo de fratura para a sua prevenção, assim como o reconhecimento dos principais sinais e sintomas para um diagnóstico e tratamento o mais precoce possível.
Causas da fratura do fémur
As fractura do fémur são geralmente causadas por uma lesão de alta energia, como poe exemplo um acidente de carro ou uma queda, a menos que se verifique uma fractura patológica num utente com osteoporose ou doença metastática.
Vários factores estão relacionados ao aumento do risco de fractura do fémur:
- Idosos (acima de 70 anos) apresentam maior incidência;
- Pessoas com osteoporose também são mais propensas;
- O risco dessas fracturas aumenta exponencialmente com o aumento da idade e é maior nas mulheres. Porque as mulheres têm mais perda óssea e quedas. Além disso, as mulheres vivem mais que os homens, de modo que mais de três quartos de todas as fracturas ocorrem em mulheres.
Pequenos traumatismos podem também causar uma fratura do fémur, em indivíduos que apresentem osteoporose, visto os ossos serem menos resistentes aos impactos externos.
Sinais e sintomas de fratura do fémur
Os principais sinais e sintomas são:
- Dor incapacitante, não permitindo mover a perna ou apoiar o pé no chão;
- Edema na região da fratura;
- Hematoma na região da fratura;
- Dormência ou formigueiro na coxa;
- Deformidade visível ao nível da fratura.
Perante um ou mais destes sinais e sintomas, é aconselhável ser observado por um médico, de forma a ser feito um correcto diagnóstico.
Tratamento
Após diagnosticada um fratura do fémur, o tratamento pode ser cirúrgico ou conservador.
Tratamento cirúrgico
O tratamento cirúrgico da fratura do fémur tem como objectivo a fixação das superfícies ósseas, através de variados métodos como fixador externo, material de osteossíntese ou prótese da anca.
Dependendo do procedimento cirúrgico, a Fisioterapia irá actuar nas queixas do paciente, como a dor, a falta de força ou a falta de funcionalidade. O fisioterapeuta fará uma avaliação detalhada e traçará o plano de tratamento mais adequado, conforme cada caso.
Após a cirurgia, a reabilitação de uma fractura do fémur, tem várias fases, podendo consistir em:
- Ensino do uso de auxiliares de marcha;
- Exercícios de mobilização articular;
- Exercícios de fortalecimento muscular;
- Treino de marcha;
- Treino de equilíbrio;
- Electroterapia.
Tratamento conservador
O tratamento conservador deste tipo de patologia não inclui cirurgia, sendo geralmente composto por uma imobilização do membro inferior afectado.
Após a imobilização, o Fisioterapeuta fará uma avaliação dos problemas existentes, sendo os mais frequentes a dor, o edema, a diminuição da força muscular e da amplitude de movimento, assim como a incapacidade de realizar marcha e as suas actividades da vida diária.
Na Fisioterapia Lisboa temos ao seu dispor Fisioterapeutas que possuem formação e experiência no tratamento de fractura do fémur. Após realizar a sua avaliação, será traçado um plano de tratamento adequado aos sintomas apresentados, podendo realizar Fisioterapia na clínica ou no domicílio. Marque já a sua consulta!