Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:
Artrose na anca
O que é?
A artrose na anca, que também pode ser designada de coxartrose, resulta do desgaste da cartilagem desta articulação. Há redução da espessura da cartilagem e conteúdo hídrico, ocorrendo assim a osteoartrose da anca ou osteoartrose coxofemoral, outras das designações desta patologia.
Geralmente, não existe predomiância de afecção do lado esquerdo ou direito, podendo ser afectados ambos os lados. É muito comum a artrose da anca ser bilateral, afectando as duas ancas. Normalmente, a coxartrose unilateral, pode estar associada a traumatismos ou causas secundárias.
As artroses podem surgir em várias articulações do nosso corpo mas a anca é das articulações mais acometidas pela artrose, bem como o joelho. É mais frequente após os 60 anos e tem maior incidência nos homens até aos 45 anos e nas mulheres após os 45 anos.
Sinais e sintomas
Para além da dor, pode causar limitação funcional nos pacientes afectados pela artrose. Assim sendo, pode originar os seguintes sintomas:
- Dor na anca que agrava com a mobilização, por vezes irradia para a virilha, coxa ou joelho;
- Crepitação (“estalos”), rigidez articular e limitação da amplitude de movimentos;
- Claudicação (“coxear”) ao caminhar, sendo por vezes necessário o apoio de canadianas;
- Atrofia muscular por desuso e fraqueza muscular;
- Redução progressiva da distância de caminhadas sem dor.
Tratamento
A artrose tem cura, com recurso a cirurgia de substituição total da articulação da anca (artroplastia) com a colocação de uma prótese total. Ainda mais importante que a cirurgia é prevenção da evolução da artrose com recurso a medicação indicada pelo médico, controlo do peso e exercícios de fortalecimento.
Uma das melhores formas para controlar a sintomatologia da artrose pode ser o tratamento em Fisioterapia. Para além disso, este tratamento tem a sua importância na recuperação pós-operatória.
Na Fisioterapia Lisboa vai beneficiar com os exercícios indicados pelos nossos excelentes fisioterapeutas, tendo o objectivo de manter a mobilidade da articulação da anca, prevenir a atrofia e fraqueza muscular e melhorar a funcionalidade. Para além disso, os alongamentos também irão evitar contracturas e posturas viciosas.
Comece já a prevenir a progressão e a tratar a artrose na anca!