Partilhar
Pré-Diagnóstico

Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:

Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
cabeça
coluna cervical
coluna dorsal
coluna lombar
cotovelo
cóccix
Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
Clique para rodar o boneco Fisioterapia Lisboa
Anca

Distensão dos músculos da virilha

Uma distensão é um estiramento de um músculo, tendão ou ligamento que pode ser acompanhado de ruptura, dependendo da gravidade da lesão. 

 

Os músculos da zona da virilha são adutores e fazem o movimento de fechar as pernas, movimentar os membros inferiores de fora para dentro. Quando há um estiramento destes músculos podem ser lesionados o músculo grande adutor (zona interna da coxa) e o músculo sartório (tem origem na região externa da coxa e insere-se na região interna do joelho). 

 

 

Quando Ocorrem?

Este tipo de lesão ocorre com mais frequência durante:

  • Corridas; 
  • Saltos;
  • Sprints;
  • Mudança brusca de direcção;
  • Com a abertura excessiva do membro inferior.  

 

Tem como sintomas a dor, que pode ser acompanhada de hematoma, na região interna da coxa ou na região das virilhas ao fazer o movimento de adução do membro inferior (juntar as pernas) e por vezes quando se faz flexão da anca. 

 

 

Tratamento

Numa fase inicial, o tratamento consiste em repouso relativo, aplicar gelo durante 20 minutos, várias vezes ao dia, tomar anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares receitados pelo médico e Fisioterapia. 

 

Principal Objectivo

O principal objectivo em Fisioterapia é o retorno rápido ao desporto/actividade física o mais rapidamente possível de forma segura para não piorar o quadro clínico. O tempo de recuperação varia de pessoa para pessoa, dependendo de vários factores desde a gravidade de lesão, idade, condição física, efectividade da reabilitação, reabilitação precoce ou tardia, entre outros factores. Por isso, não existe um tempo definido para a recuperação. 

 

Na Fisioterapia Lisboa adaptamos o plano de tratamento a cada indivíduo incluindo na intervenção técnicas de terapia manual, para alinhar as fibras musculares e promover a cicatrização dos tecidos com massagem, drenagem linfática manual para auxiliar a nível do edema localizado e alongamentos realizados com intensidade gradual. Aos poucos serão inseridos exercícios activos progressivos para manter a amplitude de movimento e posteriormente para ganho de força muscular. Para prevenir a recidiva, a continuação de sessões mais espaçadas de Fisioterapia com exercícios específicos, como alongamentos dinâmicos e estáticos, é essencial. Faça o seu plano de reabilitação e prevenção com os nossos Fisioterapeutas!