Partilhar
Pré-Diagnóstico

Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:

Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
cabeça
coluna cervical
coluna dorsal
coluna lombar
cotovelo
cóccix
Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
Clique para rodar o boneco Fisioterapia Lisboa
Anca

Trocanterite da Anca

A Trocanterite da anca é uma lesão dolorosa localizada na face externa da anca, com irradiação pelo membro inferior. Resulta de uma inflamação de uma bursa, que corresponde a uma estrutura gelatinosa em forma de saco que contém um fluido e funciona como almofada entre os ossos e os tecidos vizinhos, reduzindo a fricção que ocorre entre os músculos e os ossos quando os músculos se contraem.

 

A Trocanterite pode resultar de outras causas que não a inflamação da bursa trocantéirca. Pode ter origem nos tendões ou músculos vizinhos e pode ter causas muito diversas, sendo a mais frequente a sobrecarga mecânica, lesões por excesso de uso com movimentos repetitivos, como correr, subir escadas, andar de bicicleta ou estar de pé longos períodos de tempo, uma queda sobre a anca, lesões da coluna (escoliose, artrite da coluna lombar), entre outras.

 

É uma doença que afeta os idosos e as mulheres cerca de quatro vezes mais do que os homens.

 

Os sintomas mais comuns são a dor a nível da face externa da anca, descendo ao longo da coxa. Nas fases iniciais, a dor é mais aguda, localizada e intensa e, posteriormente, torna-se mais difusa. A dor da trocanterite da anca acentua-se com o movimento e quando se exerce pressão sobre a anca, pode ainda piorar após caminhadas longas ou após a subida de escadas.

 

O diagnóstico poderá ser efetuado pelo exame médico que permite identificar o local doloroso nessa região, a dificuldade de dormir sobre o lado afetado é um elemento de diagnóstico importante ou o estudo radiográfico e a ressonância magnética que permitem um diagnóstico mais rigoroso

 

O tratamento, de um modo geral, consiste na alteração da atividade física (nos casos em que esta lesão está associada a uma atividade repetitiva e excessiva), no uso de anti-inflamatórios não esteroides. A Fisioterapia é importante como complemento no reforço muscular, na coordenação dos movimentos e mobilização da anca. O Fisioterapeuta fará a avaliação da sua patologia por forma a encontrar o tratamento adequado, ajudando-o a ter uma melhoria acentuada da sua patologia. 

 

A Fisioterapia Lisboa tem profissionais especializados e competentes, com larga experiência no tratamento da trocanterite da anca.