Consulta de Avaliação

Para o Topo

 

No que consiste uma consulta de avaliação em Fisioterapia?

Os Fisioterapeutas têm competências clínicas para avaliar, diagnosticar e tratar. São, frequentemente, profissionais de saúde de primeiro contacto e por isso é importante realizar uma primeira consulta de avaliação. O Fisioterapeuta começa imediatamente a sua avaliação a partir do momento que vê o paciente, desde o levantar da cadeira da sala de espera e à forma como caminha em direcção ao gabinete. 

 

No gabinete, a avaliação começa com o principal motivo que trouxe o paciente à nossa consulta. 

 

Nesta primeira sessão elabora-se uma entrevista e observação física do paciente num todo. Para além disso, inicia-se a relação de empatia fisioterapeuta/paciente que é fundamental o tranquilizar e motivar a colaborar na sua própria recuperação.

 

Mas que informações são recolhidas e o que é avaliado?

O principal motivo pelo qual o paciente nos procurou será a primeira pergunta e a entrevista e avaliação decorrerá em torno deste. Devemos registar a data do acontecimento, como aconteceu, evolução e como se encontra no momento da avaliação. 

 

É importante também identificar o que piora e o que alivia a dor ou condição pela qual o paciente nos procurou e observar exames auxiliares de diagnóstico que tenha feito. 

 

São questionados os antecedentes pessoais, se é a primeira vez que surge este problema ou referência a outros problemas de saúde relacionados. 

 

De seguida, realiza-se o exame objectivo em Fisioterapia que consiste na observação de alterações posturais, palpação, identificação dos ou do movimento doloroso/limitado e execução de testes para exclusão de outras condições clínicas e teste de força muscular. 

 

Com todos estes dados, conseguimos elaborar o diagnóstico em Fisioterapia e o plano de tratamento

 

O Fisioterapeuta agendará uma consulta inicial que consiste na avaliação do paciente e se não houver nada em contrário na realização de uma primeira sessão de Fisioterapia, de forma a elaborar um plano de recuperação personalizado. 

 

Estamos à sua espera na Fisioterapia Lisboa para a consulta de avaliação! Marque já! 

 



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49