Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:
Rupturas Musculares
As rupturas são interrupções do tecido muscular, com o rompimento parcial ou total das suas fibras. As rupturas musculares no membro inferior, podem dar-se em qualquer músculo da coxa, perna ou pé, sendo as mais comuns as rupturas dos adutores e isquiotibiais (coxa) e gémeos (perna).
As rupturas musculares podem ser causadas por traumas directos, estiramentos excessivos ou processos de origem degenerativa e inflamatória, sendo classificadas como ligeiras (grau I), com presença de edema e desconforto; moderadas (grau II), com perda de função e formação de hematoma; ou graves (grau III), com ruptura completa, dor intensa e hematoma de grandes dimensões.
Os principais sinais e sintomas de uma ruptura muscular de grau I são uma pontada de dor que o impede de continuar a actividade, assim como uma tensão e dor localizados nos primeiros 2 a 5 dias depois da lesão. Nas rupturas muscular de grau II sentirá uma dor aguda ao caminhar, inchaço, hematoma leve a moderado e tensão e dor localizada durante uma semana ou mais. Em rupturas muscular de grau III há uma dor imediata e incapacitante, um hematoma e inchaço significativo e os casos de rupturas completas, muitas vezes pode ser visível a separação muscular.
Dependendo do grau e da causa da ruptura, o tratamento irá ser direccionado pelo seu médico e pelo seu fisioterapeuta, para que tenha resultados rápidos e seguros. Atletas praticantes de modalidades desportivas como a corrida (explosiva) ou o futebol, e indivíduos com alterações posturais ou biomecânicas (essencialmente a nível dos pés), têm maior probabilidade de desenvolver uma ruptura muscular.
Na Fisioterapia Lisboa os princípios de tratamento das rupturas musculares assentam inicialmente no clássico conjunto PRICE - protecção, repouso, gelo, compressão e elevação. Técnicas específicas de terapia manual e de electroterapia são também aconselhadas para tratar a inflamação, sendo também aconselhados posteriormente exercícios de fortalecimento e propriocepção.
A Fisioterapia Lisboa aconselha a prevenção deste tipo de lesões, através da realização de exercícios específicos, aquecimento e alongamentos. Contacte-nos para saber mais e marque uma avaliação!