Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:
Algoneurodistrofia da Mão
Algoneurodistrofia é o nome médico dado a uma patologia rara da mão designada por uma Síndrome Doloroso Regional Complexo (SDRC), Síndrome de Sudeck, Causalgia, Distrofia Simpático Reflexa, Fibromialgia entre outros. Esta patologia provoca dor forte e persistente devido a alteração musculares que levam à deformação dos ossos da mão, alteração da irrigação sanguínea e hipersensibilidade cutânea que ocorrem por traumas causando também inchaço (edema), palidez na zona afetada, suor, pele seca e fria.
Algoneurodistrofia tem maior prevalência no sexo feminino tanto em crianças como nos adultos.
Tipos de Algoneurodistrofia
A Algoneurodistrofia subdividide-se em dois grupos:
- Grupo I - Sem danos neurológicos
- Grupo II - Com danos neurológicos
Esta patologia pode ser de origem genética, pode derivar de uma alteração psicoemocional (depressão, alteração alimentar por distúrbio emocional). A dor crónica leva a alteração do Sistema Nervoso Central desenvolvendo hipersensibilidade levando a que algo que não é doloroso seja interpretado pela pessoa como dor, ou mesmo que dores ligeiras sejam interpretadas como moderadas e graves, por exemplo o toque da roupa na pele da mão poderá ser doloroso.
O acompanhamento e a avaliação médica cuidada e com auxílio de de exames complementares de diagnóstico como a Cintigrafia Óssea e a Ressonância Magnética ajudam o médico a determinar qual o tratamento a seguir.
Na Algoneurodistrofia da Mão a Fisioterapia, a Psicoterapia, Terapia Ocupacional, são importantes no tratamento e melhoria dos sintomas.
Na Fisioterapia Lisboa a intervenção do Fisioterapeuta também pode passar pela massagem e crioterapia, devido às suas características relaxantes, temos uma Equipa Multidisciplinar experiente que aconselhá-lo-á e o acompanhará no tratamento do Síndrome Doloroso Regional Complexo (SDRC) ou da Algoneurodistrofia da mão.
Marque já uma consulta!