Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:
Luxação do Dedo
A maioria das luxações dos dedos ocorre na articulação medial podendo também acontecer nas restantes articulações (proximal e distal). Geralmente acontece quando um dedo é dobrado para trás mas também pode ocorrer quando o dedo estiver em flexão.
O Que é?
A luxação do dedo é uma lesão traumática que resulta da ruptura do tecido que envolve a articulação do dedo, podendo haver ruptura dos ligamentos que mantêm os ossos dos dedos unidos. Este tipo de lesão difere de uma fractura ou fissura óssea, em que se desloca do seu lugar, no entanto, não exclui a probabilidade de existir uma fractura. As estruturas circundantes, tais como ligamentos ou vasos sanguíneos, também podem ficar lesionadas. Com a luxação do dedo pode acontecer não conseguir movimentar o dedo, observa-se deformação local decorrente da lesão traumática, edema e dor.
É uma lesão que pode acontecer em qualquer tipo de actividade mas a luxação do dedo da mão é muito comum em actividades desportivas com bola (andebol, rugby, basquetebol, voleibol, futebol) por serem desportos de contacto entre os adversários e a bola, facilitando a ocorrência desta lesão. Como exemplo, pode acontecer quando a ponta de um dedo esticado é atingido por uma bola de basquetebol.
Tratamento
Como tratamento dever-se-á recolocar (denominado de redução) o osso no lugar, procedimento que deve ser feito por um profissional de saúde para fazer uma avaliação adequada e redução eficaz. Após recolocar osso no local, é necessário proceder ao mesmo tipo de tratamento de uma fractura.
- Imobilizar (com tala ortopédica, ortótese ou gesso) por cerca de 3 semanas.
- Após o período de imobilização realizar Fisioterapia (para restabelecer a força muscular e função do dedo para prevenir fraqueza muscular).
- Pode ser necessária cirurgia se não foi possível realizar a redução adequadamente, a articulação está instável ou se está associado a fractura extensa.
Na Fisioterapia Lisboa temos Fisioterapeutas que vão ajudá-lo a recuperar após luxação do dedo.