Partilhar
Pré-Diagnóstico

Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:

Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
cabeça
coluna cervical
coluna dorsal
coluna lombar
cotovelo
cóccix
Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
Clique para rodar o boneco Fisioterapia Lisboa
Punho / Mão

Pulso Aberto

O tão conhecido “pulso aberto” é nada mais nada menos que um tipo de lesão ligamentar, articular, muscular, tendinosa ou óssea na zona do punho, que habitualmente é acompanhada de dor ao movimento. Também a presença de um quisto sinovial pode desencadear esta condição, que é utilizada para quando existe dor no punho, independentemente da sua origem.

 

Na maioria dos casos, com o tempo e descanso os sintomas acabam por desaparecer, mas por vezes a dor pode permanecer por vários dias ou até semanas, o que influenciará as actividades diárias e laborais do indivíduo.  

 

O “pulso aberto” na maioria dos casos é considerada uma LER - Lesão por Esforço Repetitivo – já que surge principalmente em funcionários com um tipo de trabalho repetitivo, como escrever no computador ou trabalho fabril.

 

 

Sintomas

Os sintomas mais comuns do “pulso aberto” são:

  • Dor no pulso contínua, mas tolerável;
  • Dor na articulação que piora com o movimento;
  • Percepção sensorial alterada;
  • Perda de força muscular no punho e mão;
  • Inflamação no punho.

 

 

Tratamento

Tratadas de forma convencional

Pode também ser necessária a toma de anti-inflamatórios ou a utilização de um imobilizador para manter a articulação numa posição neutra e de repouso.

 

Este tipo de lesões são na sua maioria tratadas de forma caseira, com repouso, cessação das actividades dolorosas e aplicação de gelo. Contudo, se os sintomas persistirem, deve procurar um médico ou um Fisioterapeuta para fazer uma correcta avaliação da situação. 

 

Consoante a estrutura ou estruturas lesadas, o Fisioterapeuta da Fisioterapia Lisboa poderá aconselhar o melhor tratamento a realizar. Pode também ser necessária a toma de anti-inflamatórios ou até intervenção cirúrgica, assim como o uso de imobilizadores para manter a articulação numa posição neutra e em repouso. 

 

O ideal é sempre prevenir e na Fisioterapia Lisboa, os Fisioterapeutas poderão ajudá-lo a prevenir a ocorrência de lesões como o “pulso aberto” através de técnicas neuromusculoesqueléticas específicas, num ambiente calmo e acolhedor, em regime de exclusividade.