Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:
Fratura Punho e Dedos
O punho e dedos da mão podem ser faturados, existindo vários tipos de fraturas nos diferentes ossos que os constituem.
Anatomia punho e mão
O punho é formado pelas articulações entre o rádio e o cúbito (ossos do antebraço) e os oito ossos do carpo, que também se articulam entre si e consequentemente com os metacarpos, que se articulam com os ossos dos dedos. Todos estes ossos podem ser fraturados e necessitam de reabilitação específica.
Fraturas mais comuns
A fratura mais comum da mão é a fratura que é consequente de uma queda, onde todo o peso do corpo cai sobre a base do punho, obrigando-o a um movimento de extensão extrema.
Factores de risco para a fratura
- Menopausa;
- Osteoporose;
- Prática de desportos de contacto;
- Envelhecimento;
- Patologias que alterem o equilíbrio e envolvam maior risco de queda.
Sinais e sintomas de fratura
Ao sofrer uma fratura do punho ou dedos da mão, o principal sintoma é a dor e o edema (inchaço) local. A perda de amplitude de movimentos e de força muscular, são também típicos em fraturas.
Diagnóstico e Tratamento
É essencial um bom diagnóstico clínico e em Fisioterapia para se planear de forma correcta o plano de intervenção.
Diagnóstico
O diagnóstico clínico é realizado pelo médico e deve ser confirmado por uma radiografia. Assim, é possível definir se o tratamento inicial é cirúrgico ou de imobilização.
Tratamento
Após a cirurgia ou imobilização do punho, o paciente deve realizar sessões de Fisioterapia. Na Fisioterapia Lisboa, o Fisioterapeuta recebe o paciente para uma sessão de avaliação, onde através de um exame objectivo e subjetivo percebe quais as principais queixas e limitações de cada caso, assim como o diagnóstico em Fisioterapia. Em conjunto, Fisioterapeuta e paciente definem os principais objectivos e iniciam o plano de tratamento. O paciente tem um papel activo na sua recuperação na Fisioterapia Lisboa!