Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:
Tendinites do Punho e Mão
Uma tendinite é por definição uma inflamação de um tendão, estrutura esta que se encontra entre o músculo e o osso. O tendão tem a função de transmitir as forças que permitem a realização de movimento e estão distribuídos por todo o corpo.
Tendinites mais frequentes
A tendinite mais frequente nesta região é a de quervain, que afecta o longo abdutor do polegar.
Principais sintomas de tendinite do punho e mão
- Dor na região dorsal ou ventral do punho e/ou mão;
- Fraqueza muscular e dificuldade em segurar objectos;
- Inchaço do punho ou mão;
- Sensação de ardor ou queimadura no punho e dedos.
Como tratar a tendinite
As tendinites devem ser tratadas por um Fisioterapeuta credenciado, podendo ser diagnosticadas por um ortopedista através de exames complementares de diagnóstico. O tratamento inclui sessões de Fisioterapia, o repouso, a toma de anti-inflamatórios ou a cirurgia.
Fisioterapia
A fisioterapia no tratamento de tendinites é essencial, sendo que o Fisioterapeuta deve avaliar a localização exacta da lesão e aplicar tratamento anti-inflamatório. As sessões podem incluir o uso de aparatologia como TENS e ultra-som, crioterapia, assim como exercícios de alongamento e de fortalecimento.
Repouso
O repouso é essencial no tratamento de tendinites, visto que é necessário parar a actividade que possa ter levado à lesão, como no caso de lesões desportivas. Se a actividade laboral do paciente envolver movimentos de esforço ou repetitivos com o punho ou mãos, esta também deve ser interrompida temporariamente.
Anti-inflamatório
A toma de anti-inflamatórios deve ser feita por decisão médica, fazendo a sua prescrição se necessário na dosagem correcta.
Cirurgia
O tratamento cirúrgico da tendinite é a última opção de tratamento, quando todas as anteriores não obtiveram melhoras significativas.
Na Fisioterapia Lisboa temos à sua disposição uma equipa de fisioterapeutas para o tratamento de tendinites. Marque a sua avaliação!